Descarte e freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RENÉ DESCARTES

História: René Descartes (1596-1650) foi um dos filósofos e matemáticos mais influentes da história. Descartes nasceu em La Haye, na França, filho de um nobre menor que não era particularmente rico. Com oito anos de idade, começou a estudar no colégio de La Flèche, um internato jesuíta. Após cinco anos de educação clássica, recebeu três anos de instrução emmatemática e conheceu novas ideias científicas. Uma dessas novas convicções científicas era o respeito pela experimentação. O contraste entre o método experimental e sua aprendizagem clássica anterior fez com que Descartes duvidasse daquilo que havia aprendido, e este ceticismo foi o fundamento de sua filosofia posterior.
Querendo viajar, Descartes se juntou ao exército do príncipe Maurício dos PaísesBaixos, em 1616. Depois, ele passou a viajar no verão e a passar o inverno em cidades de que gostava. Em 1629, mudou-se para a Holanda por causa do clima de liberdade intelectual daquele lugar.
Pensamentos: O pensamento de Descartes é revolucionário para uma sociedade feudalista em que ele nasceu, onde a influência da Igreja ainda era muito forte e quando ainda não existia uma tradição de"produção de conhecimento". Aristóteles tinha deixado um legado intelectual que o clero se encarregava de disseminar.
Foi um dos precursores do movimento, considerado o pai do racionalismo, e defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.
Descartes viveu numa época marcada pelas guerras religiosas entre Protestantes e Católicos na Europa - a Guerra dos Trinta Anos.Viajou muito e viu que sociedades diferentes têm crenças diferentes, mesmo contraditórias. Aquilo que numa região é tido por verdadeiro, é considerado ridículo, disparatado e falso em outros lugares.
Descartes viu que os "costumes", a história de um povo, sua tradição "cultural" influenciam a forma como as pessoas pensam naquilo em que acreditam.

Principais Obras:
- Regras para a direção doespírito (1628)
- Discurso sobre o método (1637)
- Geometria (1637)
- Meditações Metafísicas (1641)
Frases de descartes:
- "Penso, logo existo"
- "É preferível ter os olhos fechados, sem nunca tentar abri-los, do que viver sem filosofar”.
- "A razão e o juízo são as únicas coisas que diferenciam os homens dos animais".
- “Daria tudo que sei em troca da metade de tudo que ignoro".Sigmund Freud

História: Nascido em Freiberg, na Moravia, em 6 de maio de 1856, e chamado Schlomo Sigismund, Sigmund Freud era filho de Amália Freud e de Jacob Freud, e filho mais velho do terceiro casamento de seu pai.
Médico especializado em doenças mentais, Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise, uma teoria do funcionamento da mente humana e um método exploratório de suaestrutura, destinado a tratar os comportamentos compulsivos e muitas doenças de natureza psicológica supostamente sem motivação orgânica. Ele recolheu de várias fontes os elementos com que compôs sua teoria e o fez principalmente a partir das descobertas do médico austríaco Josef Breuer, da doutrina platônica e do pensamento filosófico de Schopenhauer, consolidando, através de longa prática clínica, ospostulados da teoria que chamou Psicanálise.
Freud concluiu seus estudos de medicina em 1881 e no verão de 1882, tornou-se noivo de Martha Bernays. Preocupado com sua própria situação financeira, Freud deixou o cargo no Instituto para ser médico interno no Hospital Geral de Viena. Nessa ocasião interessou-se pelo caso de uma paciente, relatado por Josef Breuer, um especialista em doenças nervosas aquem devotou grande respeito. A paciente de Breuer, Bertha Pappenheim, de 21 anos, era depressiva e hipocondríaca (um quadro na época denominado "histeria"); ela se acreditava paralítica em algumas ocasiões, ou não conseguia beber água mesmo estando com sede, e se sentia incapaz de falar seu próprio idioma, o alemão, recorrendo ao francês ou inglês para se comunicar. Breuer submeteu-a a...
tracking img