Descarte Trabalho De Filosofia II DPLE

2883 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – CFCH CURSO DE BACHARELADO EM HISTÓRIA – CBH DISCIPLINA FILOSOFIA – DPLE

ALUNO: EDEM DE SOUZA MENDES PROFESSOR: EDUARDO PITTI

TRABALHO DE FILOSOFIA

Resenha do Livro História da Filosofia

II. A experiência da Derrocada da cultura da Época

Rio Branco - Acre

Resenha do Livro História da Filosofia de Giovanni Reali e Dario Antiseri.

II. A experiência da Derrocada da cultura da Época

Critica a Filosofia e à Lógica Tradicional

Em um tempo em que haviam se afirmado e se desenvolviam com vigor novas perspectivas cientificas e se abriam novos horizontes filosóficos, Descartes percebe a falta de um método ordenador e seja também instrumento fundacional verdadeira-mente eficaz. O novo método deve se apresentar como o inicio de novo saber, e do fundamento deste saber depende a amplitude e a solidez do edifício que é preciso construir em contraposição ao edifício aristotélico, sobre o qual toda a tradição se apóia.

Em um trecho auto biográfico, depois de reconhecer ter sido “aluno de uma das mais célebres escola da Europa”, Descartes acena para o estudo de profunda incerteza em que se encontrou ao término de seus estudos: “Encontrei-me tão perdido entre tantas dúvidas e erros que me parecia que, ao procurar me instruir, não alcançara outro proveito que o de ter descoberto cada vez mais a minha ignorância”.

No que se refere à filosofia, repetindo urna frase de Cícero, escreve ele: "Seria difícil imaginar algo tão estranho e incrível que não tenha sido dito por algum filosofo". E embora a filosofia "tenha sido cultivada pelos espíritos mais excelentes que já viveram", continua Descartes no Discurso sobre o método, não conta ainda "com coisa alguma da qual não se discuta e que não seja duvidosa". No que se refere à

Relacionados