Descarte de residuos em laboratirio de parasitologia

407 palavras 2 páginas
Descarte de residuos em um laboratório de parasitologia
No laboratório de parasitologia temos culturas e estoques de microrganismo, descarte de tubos , vacinas ,laminas de microrganismos vivos ou atenuados .
Como descartar este resíduos ?
- estes resíduos não podem deixar a unidade geradora sem tratamento prévio. Devem ser inicialmente acondicionados de maneira compatível com o processo de tratamento a ser utilizado.

Biologicos
- estes resíduos devem ser tratados de processo físico ou outros processos que vierem a ser validados para a obtenção de redução ou eliminação da carga microbiana .

Após o tratamento , devem ser acondicionados da seguinte forma :

- se não houver descaracterização física das estruturas, devem ser acondicionados em sacos plásticos , brancos e leitosos . Estes sacos devem ser substituídos quando atingirem 2\3 de sua capacidade ou pelo menos 1 vez a casa 24 horas , e identificar esses sacos com a descaracterização física das estruturas .

Perfurocortantes constituídos por materiais perfurocortantes como objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar.
Podemos exemplificá-los: lâminas, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares.
- Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo internacional de risco biológico, acrescido da inscrição de “PERFUROCORTANTE” e os riscos adicionais, químico ou radiológico.

Após o

Relacionados