Descarte de medicamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O descarte de medicamentos em locais impróprio
Na medida em que a população cresce há um aumento no consumo geral de produtos, alguns produtos necessitam de um cuidado especial quando se trata doseu descarte quando não são utilizados, ou quando se encontram com o prazo de validade vencido, mas, o descarte nem sempre é feito corretamente, gerando uma serie de consequências. Um exemplo típicoé o descarte inadequado de medicamentos onde muitas vezes por falta de conhecimento ou simples desleixo é descartado em qualquer lugar e de qualquer forma.
Nasce em paris, no ano de 1743,Antoine-Laurent de Lavoisier, considerado o pai da química, imortalizado devido à frase “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Muito tempo se passou, e apesar da célebre frase resumirde forma simples o ciclo da matéria, na pratica esse ciclo é mais complexo que se pode imaginar, ao se deparar com medicamentos vencidos ou sem utilidade vem a seguinte duvida: o que fazer com essesmedicamentos? Qual a melhor forma de descarte? Na duvida a maioria das pessoas optam por lançar esses medicamentos no lixo de casa, em locais a céu aberto, ou simplesmente joga-los no vaso sanitário eacionar a descarga.
Depois do descarte geralmente a consciência é de que o problema tenha sido resolvido, porem, será que o problema foi realmente solucionado? Sabe se que não, é uma questão deraciocínio, após serem lançados no lixo os medicamentos vão parar em aterros sanitários ou simplesmente em lixões comuns contaminando assim o solo e o lençol freático, devido à química presente em suacomposição ou até mesmo sendo arrastados pelas enxurradas contaminando cursos de água e consequentemente, colocando em risco a saúde das pessoas e dos animais. Quando descartados através do vasosanitário, o problema é praticamente o mesmo os medicamentos vão parar na rede de esgoto, ou em fossas no caso de cidades que não dispõe da rede de tratamento, contaminando o solo e a água.
O...
tracking img