Introdução

Em um mundo cada vez mais consumista e com tantas inovações tecnológicas, o lixo eletrônico se transformou em um grande problema ambiental. Por ser considerado tóxico, este tipo de lixo oferece vários riscos à saúde humana, ele possui grande quantidade de metais pesados, que destinados de forma incorreta podemacarretar diversos e graves problemas.
Neste trabalho iremos ver os principais riscos ambientais e danos a saúde pública causados por esses resíduos e aspéctos da legislação ambiental vigente em relação ao tema. Veremos também que a situação do lixo eletrônico no Brasil ainda é uma questão que requer muita atenção de iniciativasprivadas e das próprias comunidades, pricipalmente no que diz respeito ao manejo seguro, e a disponibilização de informação sobre essa categoria de resíduos.

Definição

Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso desses equipamentos no mundo moderno, este tipo deresíduo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
A produção de lixo eletrônico é um problema que cresce de forma proporcional à quantidade de material descartado.
- Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.
- Entre os países emergentes, o Brasil éo país que mais gera lixo eletrônico.
- A cada ano o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.
(Fonte: Pnuma - Programa da ONU para o Meio Ambiente.)

Exemplos de lixo eletrônico:
- Monitores de Computadores
- Telefones Celularese baterias
- Computadores
- Televisores
- Câmeras Fotográficas
- Impressoras

Problemas causados pelo descarte inadequado
- Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado). O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 06). Descarte de lixo eletrônico. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Descarte-De-Lixo-Eletr%C3%B4nico/999535.html

MLA

"Descarte de lixo eletrônico" TrabalhosFeitos.com. 06 2013. 2013. 06 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Descarte-De-Lixo-Eletr%C3%B4nico/999535.html>.

MLA 7

"Descarte de lixo eletrônico." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2013. Web. 06 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Descarte-De-Lixo-Eletr%C3%B4nico/999535.html>.

CHICAGO

"Descarte de lixo eletrônico." TrabalhosFeitos.com. 06, 2013. Acessado 06, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Descarte-De-Lixo-Eletr%C3%B4nico/999535.html.