Descarte de lixo eletrônico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Em um mundo cada vez mais consumista e com tantas inovações tecnológicas, o lixo eletrônico se transformou em um grande problema ambiental. Por ser considerado tóxico, este tipo de lixo oferece vários riscos à saúde humana, ele possui grande quantidade de metais pesados, que destinados de forma incorreta podem acarretar diversos e graves problemas.
Neste trabalho iremos ver osprincipais riscos ambientais e danos a saúde pública causados por esses resíduos e aspéctos da legislação ambiental vigente em relação ao tema. Veremos também que a situação do lixo eletrônico no Brasil ainda é uma questão que requer muita atenção de iniciativas privadas e das próprias comunidades, pricipalmente no que diz respeito ao manejo seguro, e a disponibilização de informação sobre essacategoria de resíduos.

Definição

Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso desses equipamentos no mundo moderno, este tipo de resíduo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
A produção de lixo eletrônico é um problema que cresce de forma proporcional à quantidade de materialdescartado.
- Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.
- Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico.
- A cada ano o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.
(Fonte: Pnuma - Programa da ONU para o Meio Ambiente.)

Exemplos delixo eletrônico:
- Monitores de Computadores
- Telefones Celulares e baterias
- Computadores
- Televisores
- Câmeras Fotográficas
- Impressoras

Problemas causados pelo descarte inadequado
- Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado). O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuemsubstâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água. Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.
- Seja por afeição ou por falta de informações, outra postura comum é a de guardar materiais obsoletos emcasa. Aquela gaveta com celulares antigos pode trazer danos à saúde, isto pode trazer sérios problemas pulmonares e respiratórios, câncer, fungos e vários outros danos.Além de riscos diretos à saúde do consumidor, o descarte incorreto de eletrônicos pode contaminar água, solo e ar.
- Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demorammuito tempo para se decompor no solo.

Descarte correto e reutilização
Sancionada pela Casa Civil da Presidência da República em agosto de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, torna obrigatória a destinação adequada de resíduos eletroeletrônicos no Brasil. A base da Lei diz que devem ser estruturados e implementados sistemas de logística reversa, ou seja, o retorno de produtos apósserem utilizados pelo consumidor. Entretanto, fábricas e lojas têm prazo até o ano de 2014 para se adequarem às regras estabelecidas. O artigo 33 da seção II, capítulo III, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê que os seguintes produtos devem ser moldados ao sistema de devolução no pós-consumo:

I - agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após ouso, constitua resíduo perigoso, observadas as regras de gerenciamento de resíduos perigosos previstas em lei ou regulamento, em normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama, do SNVS e do Suasa, ou em normas técnicas;
II - pilhas e baterias;
III - pneus;
IV - óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
V - lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
VI -...
tracking img