DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS: PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES BRASIL, BOA VISTA, RORAIMA

788 palavras 4 páginas
Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química (ED/SBQ) Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (IQ/UFBA)
DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS: PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES BRASIL, BOA VISTA, RORAIMA
Isnara Oliveira Bessa1 (IC) *, Iury José Sodré Medeiros1 (PG), Ivanise Maria Rizzatti1 (PQ).
1 – UERR – Universidade Estadual de Roraima, Campus Boa Vista, Núcleo de Pesquisa e Estudo em Educação em
Ciências e Matemática - NUPECEM, Boa Vista, RR. iurymedeiros@hotmail.com Palavras-Chave: Pilhas e Baterias, Meio Ambiente, Descarte Correto.
Introdução
Atualmente, um enorme volume de pilhas e baterias é descartado em local inadequado sem nenhum conhecimento exato dos problemas causados ao meio ambiente, apesar da aparência inocente e do seu tamanho, acabam causando danos irreparáveis, sendo hoje um grave problema ambiental. Este trabalho foi desenvolvido inicialmente por meio de uma pesquisa bibliográfica, onde foi abordado o tema “Descarte correto de Pilhas e Baterias” que teve como objetivo avaliar o grau de conhecimento dos alunos a respeito do descarte adequado de pilhas e baterias.
A preocupação com os problemas ambientais é responsabilidade de todos os integrantes da sociedade e a escola pode ser um espaço privilegiado para produção e reflexão de informação.
Neste sentido o ensino de química pode aproximar o aluno destas questões ambientais, relacionando, desta forma, conceitos inseridos durante as aulas e sua relação com os problemas ambientais enfrentados pelo mundo, muitas vezes desconhecido pelos mesmos.
Resultados e Discussão
A metodologia utilizada foi feita através de uma abordagem teórica e aplicação de questionários sobre o descarte correto de pilhas e baterias. Sendo executado na Feira de Ciências da Escola Estadual Maria Das Dores Brasil, um projeto de intervenção com o intuito de abordada as informações mais relevantes e principais

Relacionados