Descargas atmosféricas

Páginas: 6 (1280 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
Trabalho
de
Física III

Descargas da nuvem para solo e do solo para a nuvem
A descarga atmosférica, popularmente conhecida como raio, faísca ou corisco, é um fenômeno natural que ocorre em todas as regiões da terra. Um raio é uma descarga elétrica que se produz pelo contato entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra. A descarga é visível a olho nu, com trajetóriassinuosas e de ramificações irregulares às vezes com muitos quilômetros de distância até o solo. Este fenômeno produz um clarão conhecido como relâmpago e também uma onda sonora chamada trovão.
Um raio é um fenômeno em que para acontecer é preciso que existam cargas opostas entre uma nuvem e o chão, quando isso acontece, a atração é muito forte, então temos uma enorme descarga elétrica. Os raiosocorrem porque as nuvens se carregam eletricamente. É como se tivéssemos uma grande bateria com um pólo ligado na nuvem e outro pólo ligado na terra. A "voltagem" desta bateria fica aplicada entre a nuvem e a terra. Se ligarmos um fio entre a nuvem e a terra daremos um curto-circuito na bateria e passará uma grande corrente elétrica pelo fio. O raio é este fio que liga a nuvem a terra. Em condiçõesnormais, o ar é um bom isolante de eletricidade. Quando temos uma nuvem carregada, o ar entre a nuvem e a terra começa a conduzir eletricidade porque a "voltagem" existente entre a nuvem e a terra é muito alta. O raio provoca o curto-circuito da nuvem para a terra e pelo caminho formado pelo raio passa uma corrente elétrica de milhares de ampères. Apesar dessas correntes serem muito elevadas, elascirculam durante um tempo muito curto, geralmente dura menos de um segundo. Os raios caem nos pontos mais altos porque eles sempre procuram achar o menor caminho entre a nuvem e a terra. Árvores altas, torres, antenas de televisão, torres de igreja e edifícios são pontos preferidos pelas descargas atmosféricas.
Existem três tipos de raios classificados pela sua origem:
* Da nuvem para osolo.
* Do solo para a nuvem.
* Entre nuvens.
A descarga ocorre no momento em que as cargas elétricas atingem energia suficiente para superar a rigidez do ar, de forma explosiva, luminosa e violenta. Sabe-se que, na maioria dos casos, a descarga ocorre após uma concentração de cargas. É comum ocorrer mais de uma descarga através de um mesmo canal, no qual o ar encontra-se parcialmenteionizado. Estas descargas subsequentes são usualmente mais fracas que a primeira descarga. Uma tempestade típica produz três ou quatro descargas por minuto, em média.
O raio é uma manifestação de plasma, no qual sua condutividade permite o escoamento da eletricidade entre os centros de carga. A forma da corrente é unidirecional, sendo de polaridade negativa na maioria das ocorrências.Formação das descargas:
Na formação da nuvem, ocorrem ciclos de estado da água, que sobem até o topo da nuvem, passa para forma de gelo, caindo e voltando para o estado líquido. Neste ciclo ocorre a troca de cargas entre as partículas de água, havendo desequilíbrio e concentrações. Acredita-se que as partículas pequenas tendem a adquirir cargas positivas, enquanto que as maiores adquirempredominantemente cargas negativas. Estas partículas tendem, então, a se separar sobre a influência de correntes de ar ascendentes e descendentes e da gravidade, de tal modo que a parte superior da nuvem adquira uma carga líquida positiva e a parte inferior uma carga líquida negativa. A separação de cargas produz um enorme campo elétrico dentro da nuvem. Quando este campo, eventualmente, quebra a resistênciaelétrica do ar em um ponto dentro da nuvem, um raio tem início. 
Dentre os dois tipos de raios que interagem com o solo, a maioria são do tipo nuvem-solo, ou seja, a descarga elétrica sai da nuvem em direção ao solo e não o inverso. O que acontece é bem parecido com o tipo entre nuvens. Uma nuvem carregada negativamente e o solo carregado positivamente oferecem uma diferença de potencial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Descargas atmosfericas
  • Descargas atmosfericas
  • Descargas Atmosféricas
  • Descargas Atmosfericas
  • Descargas atmosféricas
  • Descargas Atmosfericas
  • Descargas atmosfericas
  • Descargas atmosfericas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!