Desastres Naturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Enchentes
As enchentes são fenômenos naturais que ocorrem quando o açodamento é elevado e a saída da água ultrapassa a capacidade de defluência, ou seja, quando a chuva é muito forte eininterrupta, a quantidade de água nos rios aumenta, extravasando para as margens dos rios (áreas de várzeas).
Todos os canais de evasão da água apresentam essa área de várzea para receber o "excedente" deágua, quando ela ultrapassa os limites dos canais. Porém, com as interferências do homem, as inundações são intensificadas em vista de alterações no solo de uma bacia hidrográfica, tais como a urbanização,impermeabilização, desmatamento e a eliminação da vegetação.
Em circunstâncias naturais, parte da chuva fica contida nos troncos e folhas, o escoamento superficial é retido por barreiras naturaisgerando maior infiltração e atrasando a chegada da água nos cursos de água. Quando a cobertura vegetal é retirada, não há resistência ao escoamento e a água atinge os rios com maior facilidade erapidez, contribuindo também com a obstrução dos rios, pois, sem o revestimento vegetal, os sedimentos são carregados pela água e acabam depositados no fundo dos leitos dos rios. Este fato é agravado quandohá encacho do solo.





Geadas
No momento em que a temperatura do ar de uma região cai a 0° C, pode ocorrer uma geada. Ela acontece, pois o vapor de água existente no ar, ao anoitecer, setransforma em cristais de gelo. Estes cristais de gelo costumam cobrir a vegetação, resultando ao amanhecer uma linda paisagem. Entretanto, a geada prejudica o desenvolvimento das plantas. Isto ocorre,pois a seiva das plantas pode congelar, impossibilitando o perfeito funcionamento das células vegetais. Os frutos também são afetados, uma vez que a baixa temperatura dos cristais de água podequeimá-los, principalmente, quando estão no começo do desenvolvimento.
A essencial causa da geada é um fenômeno chamado de “advecção de massa de ar polar”: “advecção de massas de ar” é quando uma massa de...