Desastres ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acidente nuclear em Three Mile Island

Em 28 de março de 1979, às 4 hs da manhã, as principais bombas de água do reator da Unidade 2 da usina nuclear Three Mile Island na pensilvânia pararam de funcionar. As bombas de emergência também falharam e o abastecimento de água para transferência de calor da água circulante no núcleo do reator foi cortado. O núcleo parou de funcionarautomaticamente, mas a sucessão de falhas de equipamentos e erros humanos causou uma perda substancial da água que o resfriava. O núcleo começou então a fundir e a liberar gases radioativos.
Por incrível que pareça, pouca radioatividade escapou para a atmosfera e o acidente não causou efeitos nocivos imediatos. Nenhum dos trabalhadores da usina nem dos 25 mil residentes num raio de 8Km do local sofreuqualquer dano e os planos de evacuação foram suspensos por serem desnecessários. Mesmo assim, o acidente foi assustador. Sete outros reatores foram fechados temporariamente. O presidente Carter e a Câmara de Deputados da Pensilvânia ordenaram investigações. As licenças para novas instalações nucleares foram suspensas e o incidente fez pairar, durante anos, uma sombra sobre a indústria nuclearamericana. O reator da Unidade 1 de Three Mile Island, que não havia sido afetado, só foi religado em 1985, e a tentativa de religar o da Unidade 2 abandonada em 1990 porque ainda era muito inseguro entrar nela.


Pólo Industrial de Cubatão

Nas décadas de 70 e 80, o pólo industrial de Cubatão lançava no ar, diariamente, quase mil toneladas de poluentes. O solo, os rios e manguezais queformam o rico ecossistema da região recebiam indiscriminadamente outras tantas toneladas.
Em 1980, o jornal americano The New York Times batizou esse pólo petroquímico paulista de "Vale da Morte". Na época, as indústrias cuspiam mil toneladas de gases tóxicos por dia, alimentando uma névoa venenosa que afetava o sistema respiratório e gerava bebês com deformidades físicas. A sujeira tambémcontaminou a água e o solo da região, trazendo chuvas ácidas e deslizamentos na serra do Mar.
Com o controle da poluição industrial, a situação melhorou, mas o Greenpeace afirma que há riscos de contaminação no depósito de organoclorados (substâncias tóxicas que podem causar câncer) e pede a retirada do material. A empresa, por sua vez, diz que eliminou os contaminantes em dez áreasclandestinas da década 70 e que o depósito atual possui sistemas de segurança, além de passar por inspeções da Cetesb, órgão de controle ambiental do governo paulista.
A partir de 1982, começaram enfim de forma efetiva os trabalhos para o controle das fontes poluidoras e a recuperação ambiental de Cubatão, incluindo o término da favela de Vila Parisi com a transferência dos moradores para outra áreado município. 
O Projeto Cubatão foi iniciado em meados de 1983, e é um programa de Controle de Poluição Ambiental da região Industrial de Cubatão, desenvolvido pela Cetesb em conjunto com as Indústrias e a Prefeitura da cidade. O projeto detectou 320 fontes poluidores do ar, da água e do solo.
Paralelamente, foi desenvolvido o esquema preventivo de controle, atendimento às reclamações dasociedade, estudos necessários ao direcionamento das ações de controle, educação ambiental e comunitária.


Aos poucos, os primeiros resultados foram aparecendo. Duas décadas depois, embora nem todas as fontes de poluição estejam extintas, já é bem visível a recuperação ambiental do Vale de Piaçagüera, que perdeu de vez o apelido de Vale da Morte.
  No ano de 1985, através daparceria entre a Administração Municipal, a Cetesb, as Indústrias e a Comunidade, foi iniciado um rígido programa de despoluição ambiental.
O reconhecimento por esse trabalho foi coroado durante a ECO 92, pela ONU (Organização das Nações Unidas), que outorgou o Selo Verde à Cubatão, como Cidade-Símbolo da Ecologia e Exemplo Mundial de Recuperação Ambiental.  A Lei Orgânica do Município de...
tracking img