Desastres ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A Mãe Terra parece estar ao abandono. O impacte dos riscos geológicos nas nossas vidas e na economia é enorme e nunca deixará de existir. Inundações, tsunamis, tempestades, secas, incêndios, erupções vulcânicas, sismos, deslizamentos e abatimentos de terras são responsáveis, todos os anos, pela perda de milhares de vidas, originando idêntico número de feridos e destruindo lares e meios desubsistência.”


















CAUSAS DOS DESASTRES NATURAIS


Vários são os causadores dos desastres ambientais, neste trabalho vamos citar alguns, considerados os mais comuns.


Poluição Hídrica.

Umas das principais formas de poluição hoje existente é a poluição hídrica, a qual afeta diversos países e regiões de todo o mundo, inclusive o Brasil. Portanto, é extremamentenecessário o Estudo da Natureza por parte das pessoas, pois são elas as responsáveis pelo Lixo que diariamente é dispensado nas águas dos rios, lagos e mares. (fig.1).

Sobre a Poluição Hídrica.

A poluição hídrica afeta economicamente o município, pois é colocado em cheque o bem estar do consumidor, que perante a água poluída tem a sua saúde fragilizada, trazendo gastos com saúde para omunicípio. Ecologicamente a poluição hídrica afeta todas as Florestas e Animais do meio ambiente, contribuindo para a extinção de determinadas espécies de vida, em especial para os peixes e corais. Existem hoje diversos exemplos de modificação da flora por meio da Poluição da Água. (fig.2 e 3)

O que é Poluição Hídrica?

Já se pode encontrar nos oceanos, por exemplo, algas modificadas por meio dapoluição, estas são espécies de cor avermelhada que cresce deliberadamente e que afeta o sistema alimentar das espécies marinhas dos oceanos. As algas vermelhas são consideradas uma praga nos oceanos. A poluição a qual as atingiu são trazidas por meio de Esgoto despejado diretamente no mar por navios petrolíferos e outras embarcações. Portanto, para se combater a poluição hídrica, é necessário umSistema de Esgoto e saneamento básico eficaz que preze pelo tratamento da Água Contaminada, antes de despejá-la na natureza.
É caracterizada pela presença de gases tóxicos e partículas líquidas ou sólidas no ar. Os escapamentos dos veículos, as chaminés das fábricas, as queimadas estão constantemente lançando no ar grandes quantidades de substâncias prejudiciais à saúde.







As causasda Poluição Atmosférica

Nos grandes centros urbanos e industriais tornam-se freqüentes os dias em que a poluição atinge níveis críticos.
Os escapamentos dos veículos automotores emitem gases como o monóxido (CO) e o dióxido de carbono (CO2), o óxido de nitrogênio (NO), o dióxido de enxofre (SO2) e os hidrocarbonetos. As fábricas de papel e cimento, indústrias químicas, refinarias e assiderúrgicas emitem óxidos sulfúricos, óxidos de nitrogênio, enxofre, partículas metálicas (chumbo, níquel e zinco) e substâncias usadas na fabricação de inseticidas. Produtos como os aerossóis, espumas plásticas, alguns tipos de extintores de incêndio, materiais de isolamento de construção, buzinas de barcos, espumas para embalagem de alimentos, entre vários outros liberam clorofluorcarbonos (CFCs). Todosesses poluentes são resultantes das atividades humanas e são lançados na atmosfera.

Os efeitos no Homem e na Natureza.

A emissão excessiva de poluentes tem provocado sérios danos à saúde como problemas respiratórios (Bronquite crônica e asma), alergias, lesões degenerativas no sistema nervoso ou em órgãos vitais e até câncer. Esses distúrbios agravam-se pela ausência de ventos e no invernocom o fenômeno da inversão térmica (ocorre quando uma camada de ar frio forma uma parede na atmosfera que impede a passagem do ar quente e a dispersão dos poluentes). Morreram em decorrência desse fenômeno cerca de 4.000 pessoas em Londres no ano de 1952.
Os danos não se restringem à espécie humana. Toda a natureza é afetada. A toxidez do ar ocasiona a destruição de florestas, fortes chuvas...
tracking img