Desafios para a aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema:

Desafios para a Aprendizagem

Introdução:

Aprender segundo o dicionário Aurélio significa tomar conhecimento de; reter na memória, mediante o estudo, a observação ou a experiência;tornar-se apto ou capaz de alguma coisa, em conseqüência de: estudo, observação, experiência, advertência, etc. 

O Acto de aprender envolve mudança, que acontece pela experiência. Potencialidade deresposta significa que se uma pessoa conseguiu dar uma resposta positiva a uma dada situação, ela vai conseguir responder novamente em outro momento. Ter o potencial de responder satisfatoriamente, vaidepender de quanto ela treinar o novo conhecimento ou habilidade. 
Desde a Antigüidade uma das principais perguntas que os estudiosos em geral, sobretudo filósofos, epistemólogos e psicólogos, seempenham em responder é: como se dá o conhecimento humano? 
De forma generalizada, é fato dizer que conhecimento é o produto da relação entre o sujeito que conhece e o objeto que deve ser conhecido. Afilosofia materialista e a epistemologia empirista/objetivista/realista atribuem ao objeto o status determinante no processo do conhecimento. Afirmam que a mente humana é uma “folha em branco” ou“tabula rasa” onde a experiência vai escrever, e que a única fonte do conhecimento humano é a experiência e fatos concretos. 
A teoria comportamentalista fundamenta-se no empirismo para explicar que oaprendizado é função de mdanca no comportamento manifesto ou de mudança no comportamento manifesto ou observavel. . 
Por outro lado, a filosofia idealista e a epistemologia racionalista/ subjetivista/interpretativista atribuem ao sujeito o status determinante no processo de aprendizagem. Considera ainda que a fonte do conhecimento encontra-se na razão e no pensamento. 

A epistemologia pragmática,fundamenta que os estudos da teoria Construtivista afirma que nem o sujeito e nem o objeto são determinantes, nem a atividade concreta e nem a pura racionalização, de forma excludente, podem ser...
tracking img