DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM NECESSIDADES EDUCACIOANAIS ESPECIAIS NO BRASIL

1023 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ- UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO- CCE
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

NATÁLIA MARIA SILVA DIAS

DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM NECESSIDADES EDUCACIOANAIS ESPECIAIS NO BRASIL

TERESINA
2013
NATÁLIA MARIA SILVA DIAS

DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM NECESSIDADES EDUCACIOANAIS ESPECIAIS NO BRASIL

Resenha apresentada à disciplina Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos para obtenção de nota parcial, sob orientação do Prof.: Dr. Antônio Ferreira de Sousa Sobrinho.

TERESINA
2013
FERREIRA, Windyz Brazão. Desafios na educação de jovens e adultos com necessidades educacionais especiais no brasil. [s.l.]: MEC, 2006.

O artigo aborda a relevância da educação de jovens e adultos voltada para pessoas com necessidades especiais, onde procura enfocar a inclusão dessas pessoas na modalidade Educação de Jovens e Adultos. O objetivo do artigo é procurar respostas através das políticas públicas educacionais inclusivas para aqueles que não tiveram oportunidade de serem escolarizados (pessoas com necessidades educacionais especiais) segundo a Declaração de Salamanca.
O artigo está divido em três tópicos, são eles: panorama internacional da educação (inclusiva) para todos (as), panorama da legislação no Brasil sobre os direitos de pessoas com deficiência e desafios da inclusão de jovens e adultos com deficiência nas turmas de EJA. A autora se baseia no movimento de educação para todos iniciado em 1990 em Jomtien na Tailândia e na Declaração Inclusiva lançada em 1994 em Salamanca e também traz o que existe em termos de legislação que defende uma educação igualitária, abordando questões específicas em relação às pessoas com deficiência, onde seus direitos a educação estão sendo negados.
Chama a atenção como a autora defende esta educação igualitária, que é por direito voltada para todos, especificamente em relação

Relacionados

  • ATPS De Organ
    3078 palavras | 13 páginas
  • RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO l EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL
    18032 palavras | 73 páginas
  • Educação Montessoriana
    21606 palavras | 87 páginas
  • Trabalhos academicos
    79118 palavras | 317 páginas