Desafios grerenciais para o século xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafios Gerenciais para o século XXI
Peter Drucker, nasceu em 19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria - faleceu em 11 de novembro de 2005, em Claremont, Califórnia, EUA. Quando nasceu, o mundonão conhecia linha de montagem, nem penicilina, nem semáforo de três cores. O mundo ainda “engatinhava” em termos de tecnologia de produção e administração. Quando Drucker morreu, o mundohavia passado por muitas transformações, e já não conseguíamos mais nos imaginar viver sem a inovações tecnológicas e sem as influências dos seus pensamentos, tanto que ele é chamado o Pai da Gestão.Drucker publicou vários livros, a maioria voltados para a gestão. Conhecia, também, a história do Brasil, tanto que descobriu que aqui as coisas só dão certo quando são feitas do modo brasileiro. Umdos pensamentos dele era que as pessoas são o bem mais precioso de uma organização.
No livro Desafios Gerencias para o século XXI, o autor chama a atenção para pontos de vida ou morte, que serão osdesafios gerenciais, como a estratégia competitiva, a liderança, criatividade, trabalho em equipe e tecnologia. Segundo ele “aqueles que trabalham nesses desafios hoje e se preparam para novosdesafios serão os líders e dominarão o amanhã”. Isto quer dizer que para ser um líder no futuro, temos que nos preparar em cima desses pontos, e não apenas ficar esperando que eles se tornem pontosirrelevantes.
A obra é dividida em seis capítulos, e num deles Drucker resume, “em uma organização a pessoa deve ter somente um senhor” e defende também que uma estrutura saudável apresenta o menor númerode camadas. Para ele “cada transmissor dobra o ruído e corta a mensagem pela mentade”. Com essas palavras mostra ser um profundo conhecedor da estrutura organizacional, onde o maior problema é acomunicação, pois uma mensagem tem muita dificuldade em chegar para as camadas mais baixas da empresa quando ela apresenta um número muito elevado de camadas hierárquicas.
Peter reconhece que os...
tracking img