Desafios gerenciais para o seculo xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica

Bibliografia:

DRUCKER, Peter Ferdinand. Desafios Gerenciais para o Século XXI. São Paulo: Pioneira, 2001.  168 p.

BLANCHARD, Kenneth H.; JOHNSON, Spencer. O gerente minuto. 25. ed. São Paulo: Record, 2004. 112 p.

JUNQUEIRA, Luiz Augusto Costacurta; VIANNA, Marco Aurélio Ferreira. Gerente total: como administrar com eficácia no século XXI. 4. ed. São Paulo: Gente, 1996.177 p.





Giovane Gaspar Benedet

Estudante de Administração com Ênfase em Administração de empresas pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).






Desafios Gerenciais para o Século XXI
Gerenciar a si mesmo


Peter Ferdinand Drucker, nascido em Viena tornou-se um dos maiores teóricos sobre a Administração sendo ainda colaborador emdiversas empresas renomadas contribuindo para o futuro positivo das organizações. Educado na Áustria e Inglaterra, foi correspondente internacional de um jornal e economista em Londres. Foi para os Estados Unidos em 1937 como redator para jornais britânicos. Tornou-se um excelente professor universitário exercendo a docência nas matérias de Política, Filosofia e Ciências Sociais.Um dos principaisautores sobre o assunto.

Drucker resume no capítulo VI do livro com certa certeza do assunto e como verdade única como um trabalhador do conhecimento, pessoas estrategicamente importantes em uma organização devem se questionar sobre suas qualidade e defeitos através do uso de perguntas chaves como: Quem sou?Quais são minhas forças?Como trabalho?Como as pessoas planejam sua carreira? Eaté mesmo como as pessoas planejam sua participação junto a comunidade?E assim o autor expressa indagações iniciais que todos deveriam fazer para verificar sua real eficiência no trabalho.
O problema levantado pelo autor deixa claro que sob seu ponto de vista as pessoas e organizações devem mudar sua forma de criar e avaliar métodos administrativos, levando sempre em consideração a geração deconhecimento. Porém muitos empecilhos para que isto ocorra de forma harmoniosa podem surgir de forma clara, pois uma resposta errada aos primeiros questionamentos feitos pode levar o que foi planejado ao fracasso.
No primeiro item “Quais são minhas forças?” ele cita o que um profissional deve verificar em si mesmo para ter maior consciência dos seus pontos fortes e fracos, sendo os pontosfortes o item mais importante , sendo assim, é nisso que deve-se se esforçar para tentar a perfeição.Um profissional deve focar apenas nas suas forças pois quase sempre o feedback mostras o que um profissional não deve fazer.
Após a análise dos pontos fortes e fracos com foco no desempenho Peter Drucker cita como o profissional deve se questionar quando trata de seus pontos fortes e comoisso ajuda em seu desempenho. Muitas vezes esta pergunta é mais importante do que a anterior, tentar entender de onde surge a sua eficiência é uma fator crucial para o gerenciamento de si mesmo, pois o fato de ser motivado pela sua personalidade ou plena força de vontade pode impactar em seu dia a dia.
Ser um leitor ou ser um ouvinte é citado também pelo autor com um item importante noassunto, pois a forma de melhor extrair o melhor de cada uma destas atribuições leva muitas vezes ao fracasso ou sucesso. Exemplos de pessoas de grande responsabilidade, do mais alto escalão explanam melhor o contexto, de presidentes a chefe de estado, a forma como ouvimos ou lemos determinado assunto e fazemos a interpretação desta informação pode acarretar em decisões e caminhos certos ou errados.Tentar atravessar a barreira de cada uma das funções também pode ser uma decisão insensata, pois devemos sim, conforme o autor, aperfeiçoar a que melhor temos capacidade de realizar com maior proximidade da excelência.
A forma como aprendemos algo também influência no gerenciamento de si mesmo. Alguns indivíduos podem obter maiores chances de acerto quando estão sob ambiente de stress, pois...
tracking img