Desafios do gestor escolar para a mudança organizacional da escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

QUALIDADE DA COLETA E A NECESSIDADE DE UMA CONSCIÊNCIA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE GOIANA

Alex Maciel Gonzaga, Sean Conney Vieira da SILVA, & Flávia Pereira da SILVA

RESUMO
O consumismo da sociedade atual resulta em desperdício e com isso milhares de toneladas de lixo são produzidos diariamente. A maior parte dos resíduos recolhidos nos centros urbanos é simplesmente jogadasem qualquer cuidado em depósitos existentes nas periferias das cidades. O município de Goiana, localizado na zona da mata pernambucana ..., mas não realiza a coleta seletiva. Com o objetivo de verificar a qualidade da coleta e da disposição dos resíduos sólidos da cidade de Goiana – PE bem como determinar a percepção dos cidadãos goianenses em relação ao lixo, os problemas ambientais, qualidadeda coleta, destinação final dos resíduos sólidos e a importância da coleta seletiva, foram aplicados questionários a famílias e funcionários municipais da limpeza. Palavras-chave: resíduos sólidos, educação ambiental.

INTRODUÇÃO O crescimento populacional e a oferta de bens de consumo descartáveis tem contribuído para o aumento no volume de resíduos sólidos, este é sem dúvida um dos grandesproblemas ambientais da atualidade. Sem a infra-estrutura necessária os resíduos recolhidos nos centro

urbanos é simplesmente jogado sem qualquer cuidado em depósitos existentes nas periferias das cidades, gerando uma série de transtornos e em muitos casos problemas graves de saúde pública. Tal crescimento populacional associado a concentração de pessoas nas cidades, vem agravando a capacidadenatural da Terra de absorver os resíduos gerados. O Brasil produz cerca de 150 mil toneladas/dia de resíduos. Mais de três mil municípios estão jogando os resíduos sólidos urbanos coletados a céu aberto nos lixões (IBGE, 1991). Nesses locais o chorume gerado na decomposição do lixo, penetra no solo, contaminando as águas subterrâneas e os rios. Pessoas pobres – adultos e crianças – catam matériaspara vender e se alimentam de restos de comida estragadas ou contaminadas, lidam com cacos de vidro, ferros retorcidos, resíduos químicos e tóxicos, ficando expostas a acidentes e doenças.
A população brasileira precisa passar por uma transformação: que sejam alterados os valores culturais que levaram o País à situação atual em que parte da população é compelida a consumir cada vez mais,deixando para a outra parte apenas o lixo gerado com fonte de sobrevivência (ABREU, 2001, p.24).

2

Os problemas relacionados à produção, coleta e destinação final dos resíduos sólidos são comuns em muitas cidades ao redor do mundo. No entanto tal situação se agrava quando não há serviço adequado de coleta e disposição final do lixo, isto repercute negativa e diretamente sobre a qualidade de vidadaqueles que moram em cidades com problemas no planejamento urbano e no sistema de coleta e destinação do lixo (RIBEIRO, M. 1998, apud SILVA, J. A., 2000). No Brasil, a média de produção diária de lixo per capita é de 600g, mas essa média de produção tende a crescer nas grandes cidades e nas camadas mais ricas da população, por falta de informação donas de casa descartam 20% de certos alimentos,como cascas e folhas, com alto poder nutritivo (IPT/CEMPRE, 1995; RIBEIRO, M., 1998, apud SILVA, J. A., 2000). O grau de informação e envolvimento da comunidade no processo de limpeza urbana bem como a eficiência e seriedade dos administradores locais são fatores primordiais que se refletem na limpeza e organização de uma cidade. Nos lugares onde não há participação da comunidade ou interessedas autoridades municipais na limpeza urbana, é comum observar-se a existência de monturos de lixo pelas ruas, dentro de rios, em terrenos baldios etc.; lixo colocado em caixotes, caixas de papelão, latas improvisadas e espalhadas pela calçada, aguardando a passagem do caminhão. As autoridades precisam reconhecer que o estado de limpeza de uma cidade influencia a qualidade de vida bem como o seu...
tracking img