Desafios da prática docente reflexiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2702 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA





DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA

Eliane de Sousa Santos RA 6947464054 magnifica.majestosa@hotmail.com
Jailma do Espírito Santo Soares RA 4300067709 jailma_35@hotmail.com
Layanne Carvalho da Silva RA4304791505 layannecarvalho1609@gmail.com
Renata de Jesus Alves RA 3823684088 renatadejesusunai@yahoo.com.br

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Didática e Prática de Ensino, sob orientação do professor-tutor à distância. Ma. Maria Clotilde.Val Paraíso – GO
2013
Conhecimentos didáticos pedagógicos sobre a prática de ensino
O desenvolvimento econômico e social do País exige o cenário de uma escola, democrática, criativa, inclusiva, plural, participativa, agente do desenvolvimento sustentável, capaz de garantir a igualdade de oportunidades para todos.
Com aLDBEN 9394/96 e mesmo com os Parâmetros Curriculares Nacionais constatamos que o objetivo principal da educação é a cidadania. E não vamos atingir essa tão almejada cidadania neste país se as escolas continuarem a trabalhar os conteúdos tradicionais como o fim da educação. E preciso uma mudança de paradigma para entender que a educação tem a finalidade de promover a formação do cidadão.Os conteúdos tradicionais continuam sendo os referenciais do sistema educacional. O objetivo da escola continua sendo trabalhar os conteúdos tradicionais Matemática, História, Química, Física, Biologia, Línguas, etc. e transversalmente, perpassando estes conteúdos, os temas mais vinculados ao cotidiano, que são: ética, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo,saúde.
Pelo motivo da sociedade brasileira ser formada por diversas etnias, a abordagem da Pluralidade Cultural tem como missão respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o contexto étnico brasileiro, estimulando a convivência dos diversos grupos e fazendo dessa particularidade um fator de enriquecimento cultural.
A pluralidade cultural deveria ser um temaconstante nas salas de aula. Deve-se compreender a amplitude e a complexidade do tema pluralidade cultural, que não é restrito a questões de raça ou gênero, mas que abarca a todas as dimensões da vida humana, considerando os aspectos emocionais, cognitivos e culturais.

Projeto Pluralidade cultural
Nome do Projeto: Como trabalhar a Pluralidade Cultural naescola?
Público: 5º ano
Justificativa: A partir da necessidade percebida pelo corpo docente de desenvolver o tema pluralidade cultural, busca-se promover a valorização de o respeito e posicionar-se contra qualquer foram de discriminação conforme orientações contidas nos PCNs – Temas Transversais.
Valorizar as culturas ou vozes dos grupos sociaisminoritários e/ou marginalizados, que não dispõem de estruturas importantes de poder, que costumam ser silenciadas, ou mesmo estereotipadas e deformadas para anular suas possibilidades de reação.
Nesse sentido, a escola tem um papel fundamental a desempenhar, pois é um espaço onde se dá a convivência entre estudantes de diferentes origens, costumes, credo religioso, diferentes daqueles que sãoonde são ensinadas as regras do espaço público para o convívio democrático com a diferença.
E também porque a escola apresenta à criança conhecimentos sistematizados sobre o país como o Brasil fornece subsídios para debates e discussões em torno de questões sociais. Portanto, é investimento importante e precisa ser um compromisso político-pedagógico de qualquer planejamento...
tracking img