Desafios da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
-------------------------------------------------
Curso: Administração Período Letivo: 2011/2
-------------------------------------------------
Semestre: 2º Turno:
-------------------------------------------------
Disciplina: Teoria de Contabilidade-------------------------------------------------
Professor EAD:
-------------------------------------------------
Alunos:

ELETROBRAS – ELETROSUL
A ELETROSUL Centrais Elétricas S.A. (ELETROSUL ou “Companhia”) é uma companhia fechada de economia mista, com sede em Florianópolis – SC, controlada pelas Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (ELETROBRAS). Tem como principais atividades a transmissão ea geração de energia elétrica, podendo ainda, realizar estudos, projetos, construção, operação e manutenção das instalações dos sistemas de transmissão e de geração de energia elétrica, estando estas atividades regulamentadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME).
Adicionalmente, a concessionária está autorizada a participar deconsórcios ou de outras companhias, com o objetivo de desenvolver atividades nas áreas de energia.
O sistema de transmissão de energia elétrica, da ELETROSUL, possui 9.645,5 km de linhas de
transmissão, e potência de transformação de 21.197,3 MVA em 40 subestações, distribuídas nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Paraná, e uma conversora de freqüência na fronteira doBrasil com a Argentina. Além das instalações próprias, a Companhia possui equipamentos ou presta serviços de operação e/ou manutenção em mais 17 subestações e nos sistemas de integração com o Uruguai (Rivera) e Argentina (Garabi).
A operação das instalações de transmissão da ELETROSUL é coordenada pelo seu Centro de Operação do Sistema Eletrosul (COSE), instalado na Sede da Companhia, de acordocom os procedimentos definidos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Além dos investimentos em ativos de transmissão, a Companhia participa ainda nas seguintes empresas:
Artemis Transmissora de Energia S.A., Empresa de Transmissão do Alto Uruguai S.A. (ETAU), Empresa de Transmissão de Energia de Santa Catarina S.A. (SC Energia), Uirapuru Transmissora de Energia S.A.,
Empresa deTransmissão de Energia do Rio Grande do Sul S.A. (RS ENERGIA), Porto Velho Transmissora de Energia S/A, Norte Brasil Transmissora de Energia S/A e Estação Transmissora de Energia S/A.
Todas têm como objeto social o propósito específico e único de explorar concessão de serviço público de transmissão de energia elétrica, prestados mediante a implantação, construção, operação e manutenção das instalaçõesde transmissão, com concessão por 30 anos outorgadas pela União por intermédio da ANEEL (ver nota 12).
A atividade de geração da Companhia ainda encontra-se na fase pré-operacional, contando com 2 (duas) Usinas hidroelétricas, com previsão para entrada em operação em outubro de 2010 e 2012, 10 (dez) Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCH), com previsão para entrada em operação conformediscriminado no item b) ii, e 1 (uma) Usina hidroelétrica em consórcio com a COPEL da qual a ELETROSUL participa com 49%, com previsão para entrada em operação em janeiro de 2011.
Na atividade de geração participa ainda com 20% no capital da empresa ESBR Participações S/A, que tem por objeto único e exclusivo a participação no capital da Sociedade de Propósito Específico (SPE) denominada EnergiaSustentável do Brasil S/A, com o objeto social o propósito especifico e único de explorar concessão de serviço público de geração de energia elétrica, através da UHE Jirau.
A ELETROSUL participa ainda societariamente em projetos de geração de energia eólica no Parque Eólico Coxilha Negra em Sant´Ana do Livramento (RS), tendo participação nas seguintes SPE´s: Eólica Cerro Chato I, Eólica Cerro Chato II e...
tracking img