Desafios da atual gestão de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 DESAFIOS ATUAIS DA GESTÃO DE PESSOAS

O mundo vive hoje uma época de incertezas e volatilidade, o que faz com que os formatos de administração que as empresas trazem desde o século XX, comecem a ser revistos.
Antes dos anos 30, a administração de pessoal tinha como funções básicas o recrutamento (basicamente através de jornais de alta circulação), a seleção de pessoas, otreinamento, a admissão, a demissão e a folha de pagamento. Essa década marca o início sistematizado da administração de pessoal, com os primeiros contratos de trabalho, fichas de funcionários e o começo de uma legislação trabalhista (indenizações, avisos prévios, férias estabelecidas e um início de sistema previdenciário). O controle legal trabalhista exigia muito conhecimento, por isso os cargos dechefias de pessoal eram comumente ocupados por advogados ou bacharéis em Direito.
No final da década de 70 surgem os primeiros cursos de Administração de Recursos Humanos no Brasil, com ementa que envolviam não apenas disciplinas da área de Recursos Humanos, mas também da prática organizacional. É a partir deste período que a área de Recursos Humanos deixa de ser ocupada por advogados ebacharéis em Direito para ser então conduzida majoritariamente por administradores e psicólogos, ganhando assim um novo perfil.
Atualmente, a Gestão de Pessoas surge como uma solução para as demandas de excelência organizacional. Segundo Araujo (2009, p.4):

Temos a explosão da informação, que desmontou algumas verdades seculares da administração, tais como: fontes derecrutamento; novos métodos de seleção, treinamento e desenvolvimento com múltiplas facetas; planos de carreira não só originados na própria organização, mas também projetados pelas próprias pessoas; muitas possibilidades de avaliar o desempenho de todos e autoavaliação; benefícios crescentes e customizados (sob medida) para determinados grupamentos; extrema valorização da saúde e cuidados maiores com asegurança no trabalho; exigências da assimilação de novas competências, que incluem conhecimentos das tecnologias de gestão organizacional, vital para a ação estratégica que é essencial para uma nova postura na gestão de pessoas; (...) relações trabalhistas com pretensões de aproximação dos movimentos sindicais e não de confrontação como no passado, exigindo habilidades adicionais e uma nova visão dopoder e liderança tendo a cultura organizacional, principalmente, como pano de fundo.

As empresas contemporâneas estão mais globalizadas, são competitivas e vivenciam um cenário de mudanças em constante processo de transformação e instabilidade. Os líderes dessas organizações devem dar início a uma mudança significativa em seus paradigmas de gestão, já que a exigência de maior valoragregado dos produtos e serviços levaram as empresas a buscar mais flexibilidade e maior velocidade de resposta na estruturação das ocorrências internas e no enfrentamento de situações inusitadas e de complexidade crescente.
Neste contexto de transição, mudanças organizacionais, começando pela gestão de pessoas, são imprescindíveis para as empresas se manterem atuais e competitivas. A principalvantagem competitiva das empresas decorre das pessoas que nelas trabalham. As empresas precisam ter uma visão de futuro que estimule a inovação e a experimentação de novidades. Todos deverão trabalhar em um ambiente que estimule o surgimento de ideias para fazer melhor, mais rápido e com menores custos.
As pessoas dentro das organizações têm que passar a serem vistas, não mais como umrecurso para que as empresas executem suas funções, mas fundalmentalmente como um sujeito que deixa de ser submisso, obediente e disciplinado e passa a ser ativo, com maior iniciativa e decisor, criador da inovação e agregador de valor dentro das organizações. Mais do que isso, eles devem ser reconhecidos como agentes proativos dotados de visão própria e, sobretudo, de inteligência.
Para...
tracking img