Desafios da administraçao no mcdonald's brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A área de recursos humanos, como campo de conhecimento da Administração de Empresas, tem sido muito valorizada nos últimos tempos. Isso pode ser observado pelas mudanças que vêm ocorrendo nas nomenclaturas dos departamentos e dos cargos no interior das organizações, como por exemplo: o antigo "Departamento Pessoal", que passou a "Departamento de Recursos Humanos" e, hoje, étomado por "Departamento de Talentos Humanos".

Com as recentes mudanças econômicas, políticas e culturais, o conceito de "trabalho" está sendo redefinido, trazendo grandes transformações nas funções da área de RH. Os profissionais de recursos humanos, estão buscando enfrentar esses atuais desafios, desenvolvendo novas competências e habilidades que atendam às incertezas e turbulências do mundo dosnegócios. Por isso, em vez de somente associadas ao domínio de técnicas específicas, as competências do RH têm sido ampliadas, envolvendo atributos mais subjetivos do saber e do conhecimento. É o que nos mostra Resende (2000, p.165):

A empresa que não cuidar para VALER de suas competências essenciais e específicas poderá fracassar ou desaparecer na mesma velocidade em que as mudanças ocorremhoje em dia. (destaque do autor)

Sob essas condições, os especialistas de RH têm buscado criar novos parâmetros de ações, para adaptar essas pessoas, no presente, às incertezas do futuro. Por sua vez notam-se grandes mudanças no meio organizacional, para o qual já não basta ter bons colaboradores: é imprescindível que esses agentes estejam totalmente ajustados aos seus cargos e funções, e, acimade tudo, satisfeitos com a qualidade de vida proporcionada no ambiente de trabalho.

Para que essa realidade se torne possível, é necessário um "time" na área de Recursos Humanos, isto é, uma equipe que saiba selecionar os colaboradores não apenas de forma mecânica, mas também da forma mais humana possível. Pois de acordo com Chiavenato (1987, p. 57), "o recrutamento interno exige uma intensa econtínua coordenação do órgão de recursos humanos com os demais órgãos da empresa".

Pretende-se abordar no decorrer da pesquisa, uma das mais novas técnicas de seleção - a Seleção por Competências - por meio da qual, além do candidato ser analisado por seu currículo, ou melhor, por seus "feitos" anteriores, também será analisado por seus comportamentos, sua postura diante de determinadassituações, sua visão do futuro, entre outros aspectos relevantes.

O conceito de "competência" não é novo. Remonta a alguns séculos, provavelmente desde a época de aprendizes de artesãos na Idade Média. A evolução deste conceito, e o seu emprego pela área de recursos humanos, têm sido muito debatido. Num mundo cada vez mais competitivo, pessoas e organizações precisam mostrar melhores qualificações eresultados. Precisam, portanto, desenvolver suas competências (REZENDE, 2000). Por isso, as organizações tendem a buscar métodos mais humanos de seleção.

A competência das empresas é a soma das competências de suas pessoas. Quando se fala em competência, estamos tratando de um termo suficientemente abrangente que envolve conhecimento, habilidades, atitudes, valores, emoção, intenção enecessidades; nas palavras de Resende (2000, p. 29):

Competência assim como qualidade e melhoria contínua – é uma idéia antiga, reconceituada e revalorizada no presente, como resultante de movimentos econômicos e culturais [...]". Porém não há como falar em competência sem antes definir conceitos básicos de conhecimento, aptidão e habilidade.

Ainda segundo o mesmo autor, "conhecimentos são informações,idéias e noções de domínio das pessoas, acúmulo do saber, aprendizado, experiência”.(RESENDE, 2000, p.36). Portanto, o conhecimento sempre foi um valor importante, porque quem o possui, apresenta maior potencial de realização profissional, tem mais possibilidades de aplicá-lo na vida, no trabalho e, tudo isso, com muito mais chances de satisfação e sucesso.
Quanto à aptidão, pode-se dizer que...
tracking img