Desafios ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO - IESF
CURSO: ADMINISTRAÇÃO PERIODO: 5º
DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS



ADRIANA SOUZA SILVA
ALEXANDRE SILVA LIMA
ANDRÉ GARCES RUBIM
EDER SANTOS DE ALENCAR
ELISANGELA NUNES PINTO
LUCAS DOS SANTOS CARMO
RODRIGO SILVA OLIVEIRA
SAMAYRA HAAB MENDES ARAÚJO




TEMA: Desafios Ambientais













Paço do Lumiar - MA
2013ADRIANA SOUZA SILVA
ALEXANDRE SILVA LIMA
ANDRÉ GARCES RUBIM
EDER SANTOS DE ALENCAR
ELISANGELA NUNES PINTO
LUCAS DOS SANTOS CARMO
RODRIGO SILVA OLIVEIRA
SAMAYRA HAAB MENDES ARAÚJO







TEMA: Desafios Ambientais




Trabalho apresentado à disciplina de Gestão de Pessoas do Instituto Superior Franciscano – IESF, para obtenção de nota.Professor: José Neto.







Paço do Lumiar - MA
2013
INTRODUÇÃO


Os desafios ambientais são forças externas e internas nas organizações, eles influenciam significativamente em seu desempenho, mas estão em boa parte fora de seu controle, os administradores precisam estar permanentemente atentos aos ambientes externos e internos, visandoaproveitar suas oportunidades e superar suas ameaças.


Diante deste cenário do mercado, direcionar estratégias para preservar o meio ambiente é uma forma de obter vantagem competitiva, pois as empresas terão de enfrentar novos desafios como minimizar os impactos ambientais para se manterem competitivas, eficientes e lucrativas, visando a satisfação dos stakeholders (ALVES,2001).A questão ambiental evoluiu nos últimos anos e as empresas perceberam que o uso eficiente dos recursos naturais é um bom negócio, com isso o crescimento econômico com a preservação ambiental já é uma equação vista como inviável pelas empresas. Hoje muitas companhias perceberam que com essa postura é extremamente responsável em relação ao meio ambiente, assim as organizações começaram a focaros ganhos com essa responsabilidade sustentável.


Os desafios ambientais são considerados, como um processo que, além do conhecimento e da discussão de problemas ambientais, com seus aspectos históricos, culturais, políticos e econômicos, evidencia ainda a construção de valores, o autoconhecimento, a cidadania e a transformação de hábitos culturais.


Considera-sefundamental que o desafio ambiental seja também estudado em seu caráter não formal, pois se pensa que é neste ponto que ele tem maior influência e participação na vida cotidiana das pessoas e não é tão bem contemplada pelas pesquisas.








DESAFIOS AMBIENTAIS

Conforme estudos sobre os desafios ambientais, podemos citar que os ambientes internos e externos, é de responsabilidade dequaisquer empresas, tendo em vista que não podemos controlar o ambiente externo, pois sofremos de crises ambientais constantemente, mais podemos usar estratégias para se adaptar a essas crises.

Os desafios ambientais, bem como a gestão ambiental e gestão de pessoas são atualmente condicionadas pela pressão de regulamentação e pela busca de melhor reputação perante a sociedade. Asociedade atual esta reconhecendo a responsabilidade ambiental, como valor permanente, considerando fator de avaliação e indicador de preferência para investidores e consumidores.


Esse desafio ambiental não diz respeito somente às ameaças externas, mais também ao ambiente coorporativo (interno), que é cada vez mais dinâmico e obriga às empresas adotarem uma postura diferenciada, nesseponto de vista temos que respeitar os princípios, valores e crenças, isso faz parte de um ambiente interno dentro das organizações.





PODEMOS ENCONTRAR COMO DESAFIOS AMBIENTAIS:





Impactos no fluxo e tratamento das informações


Segundo Vergara (2003), o ambiente de negócios vem sendo muito impactado pela tecnologia, pois esta se traduz nas formas de estruturação de...
tracking img