Desafio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DEFINIÇÃO..........................................................................................................................5

3. OBJETIVO 6

4. CONCLUSÃO 8

1. INTRODUÇÃO
O desafio de aprendizagem tem por objetivos favorecer a ampliação dos conhecimentos, estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz além de promover oestudo, a convivência e o trabalho em grupo. Busca desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto-aprendizados oferecendo diferentes ambientes que auxiliam no desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na atuação no mercado de trabalho.
O presente trabalho busca realizar um estudo para que se compreenda as teorias e os métodos científicos específicos que investigam asinterações humanas e como os grupos e sociedades criadas pelas pessoas interferem na vida das mesmas. Os grandes responsáveis pelo nascimento da Sociologia foram os abalos sociais decorrentes da revolução Industrial e o avanço na forma de pensamentos dos iluministas do século XVIII, que analisavam os fatos á luz da razão.
Os objetivos gerais buscam compreende o contexto político, econômico ecultural em que surgiu a sociologia, conhecer o pensamento dos principais sociólogos no que diz respeito ao conceito de desigualdade social. Refletir a respeito das ferramentas institucionalizadas que permitem a intervenção das massas no planejamento governamental.
Diferente das ciências exatas que descrevem fatos e fenômenos, as ciências sociais buscam compreende-los.
2 – DEFINIÇÃO
A Sociologia éuma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a Sociologia tem uma base teórico-metodológica, que serve para estudar os fenômenos sociais, tentando explicá-los,analisando os homens em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.
Os resultados da pesquisa sociológica não são de interesse apenas de sociólogos. Cobrindo todas as áreas do convívio humano — desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso —,a Sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas outras áreas do saber. Entretanto, o maior interessado na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente é o Estado, normalmente o principal financiador da pesquisa desta disciplina científica. A Sociologia ocupa-se, ao mesmo tempo, das observações do que é repetitivo nas relações sociais para daíformular generalizações teóricas; e também se interessa por eventos únicos sujeitos à inferência sociológica (como, por exemplo, o surgimento do capitalismo ou a gênese do Estado Moderno), procurando explicá-los no seu significado e importância singulares. Para isso os Sociólogos fazem uso frequente de técnicas quantitativas de pesquisa social (como a estatística) para descrever padrõesgeneralizados nas relações sociais. Isto ajuda a desenvolver modelos que possam entender mudanças sociais e como os indivíduos responderão a essas mudanças. Em alguns campos de estudo da Sociologia, as técnicas qualitativas — como entrevistas dirigidas, discussões em grupo e métodos etnográficos — permitem um melhor entendimento dos processos sociais de acordo com o objetivo explicativo.
Os cursos detécnicas quantitativas/qualitativas servem, normalmente, a objetivos explicativos distintos ou dependem da natureza do objeto explicado por certa pesquisa sociológica: o uso das técnicas quantitativas é associado às pesquisas macro-sociológicas; as qualitativas, às pesquisas micro-sociológicas. Entretanto, o uso de ambas as técnicas de coleta de dados pode ser complementar, uma vez que os estudos...
tracking img