Desafio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA





ANA CAROLINA MANTOVANI RA: 234010
CÉLIA ALVES PEREIRA RA: 266446
GRAZIELE CRISTINE DE OLIVEIRA RA: 254295
OTÁVIO LEITE DA LUZ RA: 274827



ESTRUTRA E ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS





















CUIABÁ – MT
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAANA CAROLINA MANTOVANI RA: 234010
CÉLIA ALVES PEREIRA RA: 266446
GRAZIELE CRISTINE DE OLIVEIRA RA: 254295
OTÁVIO LEITE DA LUZ RA: 274827








Trabalho apresentado a disciplina de Estrutura e análise de demonstração financeira da disciplina de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera – Uniderp/Unicint do pólo de Cuiabá MT, comorequisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis sobre a Orientação do Professora Simone Assis Meneses.











CUIABÁ MT
2012


Introdução

Este desafio tem o objetivo estudar e descrever de que forma são efetuada as Análises das Demonstrações Financeiras, agregando valores ás informações e com isso, possibilitando confrontar elementos patrimoniais,indicando fatos ocorridos e determinando a situação atual e permitindo uma visão das tendências futuras e com isso mostrando sua importância nas organizações. A informação contábil deve ser revestida de qualidade sendo objetiva, clara, concisa, permitindo que o usuário possa avaliar a situação econômica e financeira da organização, bem como fazer inferências sobre a tendência futura, de forma aatender sempre os próprios objetivos da entidade empresarial.
O usuário interno, além das informações contidas nas demonstrações contábeis divulgadas pela entidade, também tem acesso a dados históricos mais precisos e a informações internas e, portanto, está numa posição privilegiada em relação ao analista externo. São todas as pessoas ou grupos de pessoas relacionadas com a empresa e que têmfacilidade de acesso às informações contábeis, como: gestores, empregados, sócios, entre outros. Sob o ponto de vista do usuário interno, quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a sua importância como instrumento de avaliação de performance da entidade. O usuário externo é aquele que irá trabalhar com as demonstrações contábeistradicionais divulgadas pela entidade. Muitas vezes, além das demonstrações contábeis, são solicitadas informações adicionais que facilitam o relacionamento do usuário com a entidade analisada e também uma melhor compreensão das operações. São todas as pessoas ou grupos de pessoas sem facilidade de acesso direto às informações, mas que as recebem de publicações das demonstrações pela entidade, tais comoacionistas, credores, entidades governamentais, entidades sindicais, entre outros.
Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais as demonstrações contábeis se referirem à exploração de tendências futuras, maior será a sua utilização.








ANÁLISE HORIZONTAL E VERTICAL


A finalidade principal da análise horizontal é apontar a variação de itens das DemonstraçõesContábeis através de períodos, a fim de caracterizar tendências. Trata-se de discernir o ritmo de crescimento dos vários itens. A análise horizontal também é conhecida como análise de tendência ou análise de evolução. Este tipo de análise é importante para avaliar a estrutura de composição de itens e sua evolução no tempo. A análise vertical também é conhecida por análise de estrutura. Sua técnica ébastante simples, pois consiste em dividir todos os elementos do ativo pelo valor do total desse mesmo ativo e todos os valores do passivo pelo total desse passivo, Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume 1 – nº 1 – 2010 4 / Obtendo-se assim, o percentual que cada elemento representa do todo. Na demonstração de resultados, o elemento que será o divisor dos demais itens é a receita...
tracking img