Desafio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Andreia Dos Reis Barbosa 2330427125
Fabiola Lina Ventureli Barion 2337411188
Juliana Ferreira K. Da Costa 3306511593
Rosimeire Pereira Nickel 3367581428
Sabrina Orsolon Bragion 2323366395

A CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-FILOSÓFICA DO CONCEITO DE INFÂNCIA
OS DIVERSOS ROSTOS DA INFÂNCIA E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO

Desafio de aprendizagem da Disciplina de FundamentosFilosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.

São Paulo/SP
2011

RESUMO
Este artigo busca entender o processo de desenvolvimento infantil baseando-se nos fundamentos filosóficos da educação e nos diversos rostos da infância. Assim, o artigo filia-se a uma nova ênfase da antropologia contemporânea, aquela que recupera os estudos sobre a infância em outrassociedades a partir de concepções de Pessoa e da participação ativa da criança em sua própria inserção na vida social, recusando a visão da socialização como meio de incutir em “imaturos”, que imitam e miniaturizam a vida adulta, valores e comportamentos socialmente aceitos.
Neste artigo, propõe-se refletir sobre os fundamentos histórico-filosóficos da educação e conceito de infância.
OS DIVERSOSROSTOS DA INFÂNCIA E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO.
“Analisar criticamente que os últimos anos trouxeram um fenômeno intrigante”: “ a garotinha sexy”, que é uma figura bastante familiar no cenário da mídia contemporânea, a ninfeta com rosto de criança e algumas curvas voluptuosos que posa de modo provocativo em capas de revistas para adolescentes. Ela tem sido celebrada e duramente criticadae serve como ponto de partida para debates acalorados sobre gênero, sexualidade, definições de infância e critérios para padrões sociais e aceitabilidade.
O sexo e a sexualidade são coisas normais, naturais e maravilhosas. Ao mesmo tempo é importante reconhecer a infância como um período de aprendizado e de crescimento e admitir que adultos afetuosos tenham a responsabilidade de orientar ascrianças para que tenham uma vida adulta saudável, plena de realizações e capacidades.
O filme Pequena Miss Sunshine (2006) onde a pequena Olive, uma menina de sete anos com trejeitos, corpo, roupas e voz de criança de sua idade, sonha em se tornar uma Miss Sunshine. Tudo isso pode parecer redundante – criança com trejeitos de criança, mas não é principalmente depois ver as concorrentes da Olive. Oembaraçoso final do filme chama atenção para um fato absurdamente comum: Concurso de Beleza Infantil. Essa exposição a um mundo superficial contrapondo-se aquilo que as crianças têm de mais belo: a inocência torna o tema ainda mais difícil. Incentivar as meninas a uma competição feroz onde são mostradas como pequenas deusas, em um modelo de roupa e maquiagem erotizado, fazendo-as parecerem aberraçõesdeixaria qualquer psicóloga entrando em parafuso. E o que dizer dos pais, principalmente as mães que colocam suas meninas nesse mundo de falso glamour, elas são as mesmas que projetam na filha sonhos que elas próprias não puderam realizar. Mais na frente estas mesmas meninas podem se tornar escravas de um passado que nunca mais voltará, sonhando com o glamour e entrando em anorexia, bulimia,depressão... Em busca de um lugar ao sol nas passarelas e capas de revistas. Talvez estejamos de fato, como nos ensina Alain Badiou ao aproximar o cinema da filosofia – ou do convite ao pensamento -, diante de um filme que, na sua simplicidade, na sua condição de cinema alternativo norte-americano, sugere que pensemos sobre problemas de corpo e sexualidade, tendo como centro a figura infantilfeminina, a partir de uma questão que se poderiam chamar éticos.
A menina obcecada por concursos de beleza é a antítese de tudo o que se espera de alguém que deseja participar de uma disputa nessa área: os grandes óculos e o corpo fora dos padrões de magreza não chegam a ser explicitamente contestados por ninguém na família, a não ser pelo pai, na cena do sorvete, durante o café da manhã em plena...
tracking img