Desafio responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

DESAFIO DE APRENDIZAGEM-MATRIZ DISCIPLINAR

Introdução

A Avaliação Ecossistêmica do Milênio expressa a necessidade de uma mudança radical e em curto prazo dos padrões de desenvolvimento, para que não ocorra uma tragédia em escala global.
É necessário também equilibrar o planeta, as pessoas e o progresso, o quegera uma responsabilidade entre governos, sociedades e empresas.
Diante da eminência de efeitos danosos à economia mundial, fica evidente que estruturas empresariais, sociais e políticas terão que se adaptar para uma economia dentro dos parâmetros da sustentabilidade.

O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade pode ser definida como a característica de um processo ou sistema que ele existapor certo tempo ou por tem ilimitado. Podemos dizer que é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais para satisfazer as necessidades presentes não deve comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras. Portanto é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Pode ser também definidacomo a característica de um processo ou sistema que ele exista por certo tempo ou por tem ilimitado.Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais,planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. 
Uma sociedade sustentável é aquela que não coloca em risco os recursos naturais, água, solo, vida vegetal, ar, do qual depende. Assim, sustentabilidade é o modelo de desenvolvimento sustentável, que segue esses princípios, diferentemente de outros modelos tradicionais que visam exclusivamente oprogresso, ou o crescimento a qualquer preço. 
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. Dessa forma o desenvolvimento sustentável deve fundamentar as políticas públicas, de modo que os objetivos do desenvolvimento econômico e social sejam definidos em termos de sustentabilidade. Desse modo o planejamento e a execução das ações dosgovernos, empresas, e as demais organizações devem considerar o equilíbrio entre o econômico, o social e o ambiental, no processo de tomada de decisões. 
A sustentabilidade no planejamento ambiental, passa pelos objetivos de políticas públicas:* Voltadas para, quebrar paradigmas da lógica de crescimento econômico, para um crescimento sustentável, na busca de sinergia entre as três dimensões descritasacima. 
* Preservar e fortalecer as fontes de recursos naturais.
* Desenvolver novas tecnologias limpas, 
* Reorientar o desenvolvimento de tecnologias, com ênfase nos riscos ambientais.
A aplicação da sustentabilidade começa com o crescimento da consciência da sociedade com um todo, em relação aos problemas de degradação ambiental e a poluição, citamos abaixo alguns exemplos de açõesque atinge grande parte da humanidade:
* A ONU volta a debater as questões ambientais por meio da criação, em 1983, da Comissão Mundial de Meio Ambiente e desenvolvimento, conhecida por Comissão BRUNDTLAND, apresentando os primeiros resultados com o relatório “Nosso Futuro Comum”, publicado em 1987,
* Em 1989, a ONU, através de uma resolução propõe a elaboração de estratégias para deter adegradação ambiental e promover o desenvolvimento sustentável, induzindo à criação da Agenda 21, aprovado em 1992, na Conferência Sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento do Rio de Janeiro (RJ), conhecida como Rio-92, ou Eco-92, com a presença de representantes de 175 países.
* O Protocolo de Quioto é um instrumento internacional de 1997 que estabeleceu metas de redução da emissão de gases de efeito...
tracking img