Desafio ProfissionalSustentabilidade Construção Civil

13339 palavras 54 páginas
Um panorama da atuação social da indústria da construção

1

2

Um panorama da atuação social da indústria da construção

3

A
4

presentação

Um panorama da atuação social da indústria da construção

“Está cada vez mais difundida nos vários setores da sociedade a ideia de que a atual situação do mundo requer atenção especial das empresas para sua dimensão social. As empresas, públicas ou privadas, queiram ou não, são agentes sociais no processo de desenvolvimento. A dimensão delas não se restringe apenas a uma determinada sociedade, cidade, país, mas no modo com que se organiza e principalmente atua, por meio de atividades essenciais.
(...) Há cada vez mais necessidade de demonstrar à sociedade que não se progride sem a pureza do ar, a preservação das florestas e a dignidade da população.”
Herbert de Sousa, o Betinho,
Folha de S.Paulo, 26 de março de 1997

5

6

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresenta uma pesquisa inédita, desenvolvida pelo
Instituto FSB Pesquisa, sobre a atuação dos empreendedores da construção civil em Responsabilidade Social Empresarial (RSE).
O estudo registra as iniciativas e estabelece os contornos da ação social do setor nas 12 maiores regiões metropolitanas do país, as principais empregadoras dos trabalhadores do setor. Esse enfoque norteou a escolha das empresas que compuseram a amostra.
Temos em mãos um mapeamento sobre o trabalho social desenvolvido pelas empresas da Construção Civil. O conhecimento das tecnologias sociais criadas pelo setor fornece insumos, dissemina experiências e traz eficiência na implantação de mais ações sociais.
O estudo documenta como as empresas da Construção Civil têm contribuído para a mudança social a que se assiste no Brasil e como as diversas ações vão muito além dos limites dos canteiros de obra. A pesquisa indica que a Responsabilidade Social já assume um caráter estratégico para o setor, já supera a visão de que a RSE

Relacionados