desafio profissionalESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

2320 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

UMA ESCOLA TRANFORMADORA:
COMO VALORIZAR O RESPEITO À DIVERSIDADE E AO MULTICULTURALISMO

RIO VERDE DE MATO GROSSO - MS
2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO: RIO VERDE DE MATO GROSSO /MS
1º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Desafio Profissional, postado para avaliação da disciplina: Estrutura e organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade, sob a orientação das Profª. EAD: Maria Clotilde Bastos e Profª Ma. Mariciane Mores Nunes e, Tutora Presencial: Liliane Martins de Oliveira Ferreira, do Curso de Pedagogia Polo – Rio Verde MT-MS, 7222.

RIO VERDE DE MATO GROSSO - MS
2014
INTRODUÇÃO

Tendo em vista que na prática pedagógica do professor o mesmo deve considerar que encontrará uma sala de aula heterogênea que nada mais é do que a representação explícita da diversidade da sociedade em que vivemos. Diante dessa realidade o presente trabalho visa responder algumas questões que podem e devem nortear a prática pedagógica do educador e por uma equipe escolar preocupada com a: diversidade de gênero, raça, etnia, condição social etc. Dessa forma, buscaram-se realizar uma pesquisa nos documentos oficiais que são a base para a construção do currículo escolar e como os mesmos podem nos auxiliar na concepção de um projeto político pedagógico que valorize questões como: o multiculturalismo e o respeito às diversidades.
Buscou-se também um embasamento teórico em textos de estudiosos da área que abarcassem essas questões acima relacionadas dentre eles: Candau, Cavalcante, Freuri, Gomes e Teles, e alguns vídeos que discutem e nos apresentam discussões acerca da diversidade, inclusive apresentando algumas ideias de ações

Relacionados