Desafio profissional

Páginas: 11 (2650 palavras) Publicado: 14 de junho de 2014


TÉCNICO LOGÍSTICA
LEGISLAÇÃO E NORMAS



TRABALHO FINAL

TEMAS:
-Transporte Marítimo;
-A importância do transporte rodoviário de cargas para o Brasil;
-Transporte Aéreo - Cargas que podem ser transportadas e suas restrições;
-Características do transporte ferroviário de carga no Brasil.







SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
2014
Transporte Marítimo
          O transportemarítimo é o transporte aquático que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros.
        Com o desenvolvimento da indústria automóvel e da aviação a importância do transporte marítimo decresceu, mas ainda assim é eficaz para curtas viagens ou passeios de lazer, Os navios já há muito que são utilizados para efeitos militares, tanto para formação,invasões, bombardeamentos, transporte de armamento e recursos.

·         VANTAGENS: Maior capacidade de carga;
          Carrega qualquer tipo de carga;
          Menor custo de transporte.
·         DESVANTAGENS:   Necessidade de transbordo nos portos;
          Distância dos centros de produção;
          Maior exigência de embalagens;
    Menor flexibilidade nos serviços aliado afrequentes congestionamentos nos portos.
 
TIPOS DE NAVIOS:
CARGUEIROS: São navios construídos para o transporte de carga geral, ou seja, carga acondicionada. Normalmente, seus porões são divididos horizontalmente, formando o que poderíamos chamar de prateleiras (conveses), onde diversos tipos de cargas podem ser estivados ou acomodados para o transporte. A fim de diferenciá-los dos naviosdestinados ao transporte de mercadorias específicas, são também chamados de navios convencionais.


PORTA-CONTAINER: São navios especializados, utilizados exclusivamente para transportar contêineres, dispondo de espaços celulares. Os contêineres são movimentados com equipamentos de bordo ou de terra. As unidades são transportadas tanto nas células como no convés.




ROLL-ON/ROLL-OFF(RO-RO): São navios especiais para o transporte de veículos, carretas ou trailers. Dispõe de rampas na proa, popa, e/ou lateral, por onde a carga sobre rodas se desloca para entrar ou sair da embarcação. Internamente possuem rampas e elevadores que interligam os diversos conveses.



MULTIPURPOSE: São navios projetados para linhas regulares, para transportarem cargas diversas como: neo-granéis (aços,tubos, etc.) e contêineres, embora também possam ser projetados para o transporte de granéis líquidos em adição a outras formas de acondicionamento como granéis sólidos e contêineres.



GRANELEIROS: São navios destinados apenas para o transporte de granéis sólidos. Seus porões, além de não possuir divisões, tem cantos arredondados, o que facilita a estiva da carga. A maioria desses naviosopera como "tramp", isto é, sem linhas regulares. Considerando que transportam mercadorias de baixo valor, devem ter baixo custo operacional. A sua velocidade é inferior a dos cargueiros.


 TIPOS DE CARGAS

CARGAS EM CONTÊINERES: Os contêineres surgiram para facilitar o transporte de carga. A introdução de contêineres para o transporte marítimo de cargas, surgiu a partir de 1920, e modificou aoperação tanto das empresas de navegação quanto das áreas portuárias. A oferta de serviços de transporte marítimo de contêineres tornou-se progressivamente concentrada, devido à necessidade de vultosos gastos de capital grande em navios porta contêineres, e as empresas de navegação expandiram sua atuação do trecho marítimo do transporte para os trechos terrestres, oferecendo serviços logísticosporta-a-porta. Nos portos, a principal modificação foi a drástica redução da quantidade de mão-de-obra necessária para o manuseio de cargas nos contêineres, o qual pode ser descentralizado e realizado na origem das mercadorias, nas fábricas, ou por meio de serviços especializados, dentro ou fora das áreas dos portos. Como resultado, o tempo necessário para transportar as cargas dentro do porto e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • desafio profissional
  • Desafio profissional
  • desafio profissional
  • Desafio Profissional
  • desafio profissional
  • Desafio Profissional
  • Desafio Profissional
  • desafio profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!