Desafio profissional volvo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Melhor do Ano: Volvo

A fantástica fábrica de caminhões

Ursula Alonso Manso, de Curitiba (PR)


A melhor empresa do Sul - A Volvo sabe como motivar um time. De origem sueca e instalada no país há mais de 30 anos, a fabricante de chassi de ônibus e de caminhões, motores e cabines, conquistou pela segunda vez o título de melhor empresa para trabalhar deste Guia (ela foi premiada como amelhor do ano também em 2008). Neste ano, alcançou a posição mais cobiçada deste anuário e se destacou também como a melhor empresa do setor automotivo e a melhor da região Sul. O motivo é simples: a Volvo é uma empresa que tem práticas consistentes para tudo o que se refere à gestão de pessoas e sabe reconhecer de forma justa sua força de trabalho. Seus funcionários enchem a boca para dizer querecebem a maior participação nos lucros e resultados do país. Em 2010, todos - sem exceção - receberam piso de 9 000 reais, com a distribuição de quase 31 milhões de reais. Em 2011, o bolso ficará ainda mais cheio. A Volvo deve distribuir mais de 60 milhões de reais, o que garante que ninguém irá ganhar menos de 15 000 reais.
Dinheiro, porém, é só uma parte boa do que faz essa empresa especial (emuito atraente). A Volvo é sonho de consumo de quem está fora e menina dos olhos de quem está dentro. A subsidiária brasileira conta com um índice de engajamento de 88% ante a média de 80% da companhia no mundo. Tal comprometimento se reflete, por exemplo, na satisfação que o nível operacional demonstra com seus gestores. “Não temos do que reclamar. Se tivermos, indicamos os aspectos quenecessitam de melhoria na avaliação de desempenho anual, e as mudanças acontecem”, diz um funcionário. “É uma avaliação profissional, não aquele festival de assédio moral que a gente vê por aí.”
Quando se trata de suas lideranças, a Volvo adota os conceitos de Leadership Pipeline, um conjunto de etapas que formam um percurso afunilado desde a entrada na companhia, passando pela gestão júnior até adireção. Para seu pipeline (ou tubulação) não ser obstruído, a empresa adotou o programa De Olho no Futuro. O colaborador entra no programa aos 55 anos e, durante cinco anos, vai se preparando para a aposentadoria. “Eu vou ingressar no programa em janeiro de 2012 e quero dar o exemplo: quando faltarem dois anos para me aposentar, reduzirei minha carga horária, como prevê o programa, para evitar um corteabrupto”, afirma o diretor de recursos humanos e assuntos corporativos, Carlos Morassutti. Segundo ele, o programa visa dar oportunidade aos mais novos. “Sinalizamos que não precisa morrer alguém para ter uma promoção”, completa. Além disso, o Olho no Futuro serve como uma ferramenta de sucessão, já que as promoções ocorrem em cadeia. Nos seus pouco mais de cinco anos de trabalho na Volvo,Morassutti quer ainda criar uma escola de desenvolvimento com programas que tenham a cara da empresa, de forma a aproveitar a experiência de quem está saindo para desenvolver as competências dos novatos.
Em 2010, Tommy Svensson, o então presidente da Volvo no Brasil, se aposentou e cedeu lugar ao também sueco Roger Alm, de 49 anos. Na sua chegada, Alm logo visitou a linha de produção, onde empunhou amáquina de solda, e acompanhou uma viagem de caminhoneiros para a entrega de veículos pelo país. Com o objetivo de se aproximar ainda mais das pessoas, ele criou o blog do Roger, com posts sobre negócios, clientes e temas importantes para a companhia, como inovação. Ele almoça no mesmo restaurante utilizado por todos os funcionários. “E puxa conversa com quem estiver ao lado”, diz um deles.
Outranovidade em 2010 foi a extensão do Personal Business Plan (PBP) aos funcionários da produção, os chamados horistas, que correspondem a 70% do time. O PBP é um plano de desenvolvimento individual, revisado todos os anos. Nele, a pessoa expõe suas ambições e indica cursos que gostaria de fazer - comportamentais, técnicos, ou de assuntos como finanças pessoais. Os treinamentos no exterior são...
tracking img