DESAFIO PROFISSIONAL MEIRE VITOR

510 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
DESAFIO PROFISSIONAL
TUTOR A DISTÂNCIA (EAD): PROFº MA. EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA

GRAJAÚ-MA
15 DE ABRIL DE 2015
PASSO 01:
“Famílias: Configurações e realidade Social”
A família é o lugar onde se ouvem as primeiras falas, onde se constrói a nossa imagem e personalidade. Se quiser pensar criticamente, a família contemporânea inserida em uma sociedade capitalista neoliberal, em um pais subdesenvolvido sujeito às leis, há que antes de tudo compreende os fundamentos da família enquanto instituição.Você verá que a família constitui-se o cerne das relações sociais, não se está falando sob uma perspectiva moralista, pensar-se na família como fonte da estrutura de parentesco, necessária para que a interação social seja possível. São justamente as interações sociais que se constituem como base dos processos de socialização.
Esses processos que ocorrem nos laços familiares não se dão de modo linear, mas no terreno das contradições. Transformações e continuidade se aliam quando se trata de família. Este breve e introdutório percurso não só sinaliza para as mudanças do ponto de vista sociocultural que penetram o cerne da vida familiar. Como sabemos, as mudanças que afetam a vida das famílias estão em forte vinculação com aquelas que ocorrem na esfera pública.
PASSO 02:
“A Matricidade Sócio Familiar”
A família, independentemente dos formatos e o modelo que assume. É mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, delimitando, continuamente os deslocamentos entre o público e o privado bem como geradora de modalidades comunitárias de vida. Embora o reconhecimento explícito sobre a importância a família na vida social e, portanto merecedora da proteção do Estado, tal proteção tem sido cada vez mais discutida na medida em que a realidade tem todo sinais cada vez mais evidentes de processos de penalização e desproteção das

Relacionados

  • Diario Oficial 2015 03 25 Completo
    108678 palavras | 435 páginas
  • Kaxinaw S De Felizardo
    192817 palavras | 772 páginas