DESAFIO PROFISSIONAL CURSO: ENGENHARIA CIVIL 2ª SÉRIE DISCIPLINAS NORTEADORAS: CÁLCULO I, QUÍMICA E ESTATÍSTICA

2083 palavras 9 páginas
DESAFIO PROFISSIONAL
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
2ª SÉRIE
OBJETIVO DO DESAFIO
Determinar se o aumento nos problemas apresentados em veículos à gasolina é decorrente do excesso de etanol presente no combustível.

PRODUÇÃO ACADÊMICA
Desenvolvimento do estudo solicitado com apresentação dos cálculos e gráficos necessários para a resolução das questões e descrição de conclusão quanto aosproblemas encontrados em veículos e suas causas.

DESAFIO PROFISSIONAL
Investigação do teor percentual de álcool etanol na gasolina através da extração por polaridade.

Um dos solventes utilizados com frequência é o etanol (um tipo de álcool produzido pela fermentação da cana-de-açúcar). Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado na gasolina é de 20%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos.

Discussões recentes estudam o aumento desse percentual para 25%. Isso é feito porque o etanol desempenha, nessas proporções, um papel antidetonante da gasolina, isto é, ele aumenta o seu índice de octanagem. A octanagem consiste na resistência à detonação de um determinado combustível. Quanto mais elevada a octanagem, maior será a capacidade do combustível ser comprimido, sob altas temperaturas, na câmara de combustão sem que ocorra a detonação.

Isso se justifica porque o poder calorífico do etanol é menor que o da gasolina. Além disso, a gasolina com etanol libera menos monóxido de carbono para o meio ambiente, contribuindo para a qualidade do ar.

No entanto, a adição de etanol à gasolina acima do limite traz danos ao veículo, promovendo falhas no veículo de maneira que seja preciso dar a partida várias vezes para colocá-lo em funcionamento. Ainda, essa alteração faz com que as peças do sistema de injeção eletrônica são corroídas, além dos outros problemas.

Situação problema: Em determinada região de sua cidade tem-se verificado um grande

Relacionados