Desafio Ijana 4 Otimo

1145 palavras 5 páginas
Famílias: configurações e realidade social

O conceito de família apresentado no texto constitui-se como a base de tudo, não importando como essa família se apresenta, como é composta ou organizada, a família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadão do jovem, e também se constitui como apoio importante no processo de adaptação das crianças e dos adolescentes para a vida em sociedade. Uma boa educação dentro de casa garante uma base mais sólida e segura no contato com as adversidades culturais e sociais, características do período de amadurecimento. A ausência familiar gera graves consequências na formação, alimentando valores egocêntricos, que levam os mais jovens ao mundo do vício e das futilidades.
A partir da segunda metade do século XX as transformações históricas na família começaram a surgir, houve um enorme crescimento de netos e bisnetos que passaram a viver com os avós e bisavós. O ingresso da mulher no mercado de trabalho diminuiu o tempo disponível para a dedicação aos filhos daquela que, antes, só se dedicava quase que exclusivamente à formação das crianças, houve também o surgimento das novas tecnologias, como o exame de DNA para identificação paterna, as rupturas e a finalização de casamentos ou uniões estáveis, também são resultantes da situação econômica da família.
As transformações não ocorreram somente na vida familiar, mas também na esfera pública. Em relação as famílias pobres, foi introduzido um sentimento de incapacidade de cuidar dos filhos, o desenvolvimento infantil depende do suprimento de um ambiente satisfatório, em que as necessidades individuais da criança e do adolescente sejam atendidas adequadamente. Para que se compreenda amudança do desenvolvimento de um individuo é necessário analisar o cenário em que este se de desenvolveu. As exigências e desafios apresentados ao longo de suas trajetórias não estão ao alcance dessas famílias, se por um lado há uma centralidade na vida das famílias brasileira,

Relacionados