Desafio etapa nº1 passo 4 desafio etapa 1 passo4

892 palavras 4 páginas
DESAFIO ETAPA Nº1 PASSO 4 Porque é somente através da Filosofia e do pensamento crítico que se pode desconstruir/desconstituir a Sociedade em pequenas parcelas e pensá-las, repensá-las, cada parte, uma a uma, verificando sua valoração e importância, bem como somente através da Filosofia (e do pensamento crítico) é que se pode reconstruir/reconstituir a Sociedade e também pensá-la e repensá-la como um todo, visando inseri-la e reinseri-la nos contextos vigentes. isso vale também para o mundo em que se vive, de um modo geral.
Acho muito apropriado referir certo conceito que li, alhures, sobre a História, e que se presta aqui, para a Filosofia...
"História é a ciência que visa conhecer o passado para melhor entender o presente e, mais seguramente, projetar o futuro."

Ora, tudo isso se pode dizer da Filosofia, mudando algumas palavras...

"Filosofia é a dinâmica do pensamento crítico, visando decompor a Sociedade e o mundo em suas várias partes, para melhor entendê-los, visando a construção de um mundo melhor e mais equânime."
Muitas vezes que ouve-se ou lê-se a palavra filosofia, pensamos para tentar entender o alcance desta. Muitas pessoas acham que a filosofia se restringe nas teorias, métodos, mitos, religião, arte e outros. O que temos que ter em mente, é que a filosofia nos abre um leque de maneiras de filosofar e que o homem é o principal objeto da filosofia.

Considerando que o homem é o objeto da filosofia, este, desde que nasce, está cercado de paradigmas, conceitos e valores tradicionais, que muitas vezes não tem a capacidade de decifrar ou explicar costumes ou maneiras de agir.

Podemos considerar a filosofia não como um saber, mas sim como uma reflexão sobre o saber. Refletir é uma maneira de se por em questão os conhecimentos que possuímos. Filosofar é refletir sobre nosso saber, interrogarmos-nos sobre nosso conhecimento. Para cada um a

Relacionados

  • 2413161901-75
    7403 palavras | 30 páginas