Desafio economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Administração
2º Semestre




Desafio de Aprendizagem
Economia



ECONOMIA

Conforme relata Vicenconti, Paulo EV&Neves , introdução da economia , frase 2º edição , o custo de oportunidade está associado à Teoria da Curva de Possibilidade de Produção (CPP), que ilustra graficamente como a escassez de fatores de produção cria um limite para acapacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade.Assim, devido a limitação de recursos, a produção total, de um país por exemplo, tem um limite máximo, uma produção potencial, que é representada por um ponto sobre a curva. Quando estamos atuando num ponto sobre a curva qualquer alteração, supondo flexibilidade de fatores, qualquer contratação de trabalhadores poderá gerar um custo deoportunidade, conforme o exemplo adiante. Quando o ponto esta dentro da curva economia operando com capacidade ociosa ou desemprego de recursos (fatores de produção sub-utilizados). Neste pormenor, não há custo de oportunidade a contratação de um trabalhador a mais. Atuar num ponto fora da CPP é uma situação impossível pois não podemos empregar mais fatores de produção do que os dispomos. Esse ponto somenteserá atingido com um aumento na CPP, que representará um acréscimo de fatores de produção, representando o desenvolvimento de uma sociedade.

Um exemplo clássico da literatura econômica: imagine uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novoproduto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda d as 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.

Assim, respondendo a sua pergunta, o custo de oportunidade é zero (0), pois a existência de fatores de produção ociosos (trabalhador desempregado)indicará que estamos atuando num ponto qualquer dentro da CPP.

Microeconomia

A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possivel de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores, e firmas bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles. A Microeconomiaé considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais

A microeconomia procura analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade.

Produção e o Mercado: O mercado sob concorrência perfeita emonopolista
Monopólio - é o mercado que se caracteriza pela existência de um único vendedor. O monopólio pode ser legal ou técnico. A firma monopolista não tem curva de oferta, pois não tem uma curva que mostre uma relação estável dente determinados preços de venda correspondentes a determinadas quantidades produzidas, pois, podemos ter vários preços para apenas uma quantidade vendida. Narealidade, a oferta é um ponto único sobre a curva de demanda. Exemplos: Petrobrás, no que tange a exploração de petróleo no Brasil.
Oligopólio - é o mercado em que existe um pequeno número de vendedores ou em que, apesar de existir um grande número de vendedores, uma pequena parcela destes domina a maior parte do mercado, é um tipo de estrutura de mercado que pode ser definido de duas formas:oligopólio concentrado (pequeno número de empresas no setor) e oligopólio competitivo (pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas). Exemplo: A industria da viação civil.
Monopsônio - é o monopólio às avessas, ou seja, a concentração do poder de compra por apenas um ente, em detrimento de seus fornecedores ou vendedores. Monopsônio, perpassa, em suma, como o mercado em que há...
tracking img