Desafio Direito Empresarial/Responsabilidade Social/ Tecnologias de Gestão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS



DESAFIO PROFISSIONAL

Direito Empresarial
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Tecnologias de Gestão





Tutor






RIO GRANDE - RS
2013




SUMÁRIO





1. INTRODUÇÃO

O presente estudo tem por finalidade implantar um modelo organizacional a uma empresa de produtos de materiais de limpeza paramelhoria do seu processo de desempenho e qualidade, diminuição de riscos ambientais, de acidentes de trabalho e dos agravos de saúde. Para aplicação dos conhecimentos das disciplinas norteadoras de Direito Empresarial, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Tecnologias de Gestão.
A organização é um agrupamento de atividades e recursos, que visam os melhores resultados para aempresa.




2. MAPEAMENTO O ESTABELECIMENTO


O estabelecimento estudado em questão é uma empresa que comercializa detergentes e desinfetantes, que atende pelo nome de “Limpa Fácil”, com entregas feitas a domicilio ou com vendas no próprio estabelecimento.
É constituída de dois sócios, e conta com a colaboração de 07 funcionários em toda sua linha de produção eentrega.
Pesquisando a sobre as formas como o estabelecimento é conduzido foi constatado que a sociedade é informal, do principio que os sócios em questão são irmãos, os 07 funcionários são informais, nenhum deles tem sua carteira assinada, e todos trabalham sem função distinta, a pessoa que produz o material é a mesma que entrega.
A empresa também está irregular, sem nenhumadocumentação de vigência legal.
O local utilizado para fabricação dos produtos é uma peça ampla construída ao fundo de um terreno, que foi comprado pelos irmãos para esta finalidade, porém como já mencionado o estabelecimento está todo irregular.
3. DEFINIÇÃO DE PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS INDIVIDUAIS E DIFICULDADES COLETIVAS


Durante o estudo da empresa foi constatadotambém a conduta dos colaboradores durante a fabricação e entrega dos produtos e a conduta dos patrões perante seus colaboradores.
Ficou identificado que não são fornecidos uniformes, EPI’S (Equipamentos de Proteção Individual), não há convenio medico nem consultas e/ou exames periódicos para fiscalizar a saúde dos colaboradores, mesmo se tratando da realização de atividades insalubres.Por este motivo os colaboradores informaram que realizam suas atividades com suas próprias roupas, muitos deles utilizam a mesma durante toda a semana para não correr o risco do desgaste em um maior numero de suas peças.
As tarefas de manuseio dos produtos químicos são feitas artesanalmente, sem a utilização de luvas ou mascaras de proteção.
A entrega dos produtos adomicílio é feita em carrinhos-de-mão, onde os dois produtos vão misturados e em embalagens diversas vezes, com vazamentos.
A empresa também não fornece local apropriado para a realização de refeições, por este motivo os colaboradores fazem suas refeições ou lanche, sentados em latas ao redor dos produtos de limpeza em questão.
Também foi informado pelos colaboradores que sãoorientados a descartar os resíduos não mais utilizáveis e as embalagens não aproveitáveis em sacos de lixo que são, posteriormente, dispensados e containers de coleta comum, por este motivo entendemos que a empresa não tem noção de sua Responsabilidade Social.

4. PROJETO DE LEGALIZAÇÃO DA EMPRESA


Levando em consideração todo o estudo feito e dados levantados na empresa, visandolegalização, melhoraria de ambiente de trabalho, foi realizado um Projeto de Implantação de Adequação e Melhorias para a Empresa.
Para que todo processo de legalização e adequação esteja correto serão postos em pratica todo o aprendizado adquirido nas disciplinas de Direito Empresarial e Tecnologias de Gestão, em um primeiro momento será feito o reconhecimento de firma da sociedade...
tracking img