Desafio de psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O papel d mulher na sociedade tem sido um tema bastante discorrido atualmente, levando em consideração o processo histórico percorrido para galgar novos espaços no seio social. Seio este construído em bases patriarcais e machistas. Segundo Hahner (1990) a mulher era vista apenas como apenas como alguém que deveria procriar, ser mãe, dona de casa e nada mais. Foi devido a pensamentosdiscriminatórios e excludentes como este que as mulheres passam a brigar para adentrar no mundo feito para homens de igual para igual.

Sabemos que existe ainda enraizada na sociedade uma representação social tradicional do papel feminino na mesma, que foi construída de maneira histórica quanto ao lugar masculino e feminino no espaço social. Que surgiu através do imaginário cristão e que ganhouaceitação no mundo ocidental, diferenciando homens e mulheres. Mostrando os homens como fortes, protetores, provedores e as mulheres como frágeis, submissas e que precisavam de proteção.

Essas representações sociais serviram para caracterizar quais as atividades que poderiam ser desenvolvida por homens e mulheres. E as profissões de educadoras. (foi uma que caracterizou-se como atividadefeminina). A sociedade em geral é hierarquizada onde a posição e o papel social estar relacionado ao status. Segundo Dias (2010) quando ocupamos certo status recebemos uma pressão social o que influencia o nosso comportamento.

Com o homem e a mulher esse status serviu para diferenciá-los na sociedade, em aspectos políticos e econômicos. Abarcando principalmente nos campos das profissões, onde existeum universo todo masculino. Sexo masculino na maioria das vezes é mais valorizado a isto denominamos de status atribuído, posto construído desde o nascimento. No qual as mulheres tentam cada dia mais derrubar barreiras.

MARCO TEÓRICO

Todo individuo ocupa uma posição na sociedade, não importa onde ele esteja, quer sejam posições superiores ou inferiores [...] do ponto devista cientifico todas as pessoas ocupam um determinado lugar na hierarquia social, por sua livre escolha ou não, portanto todos apresentam um status, que seja coletor de lixo, ou estudante, ou um banqueiro (DIAS, 2011, 82).

No decorrer da história é notório as mudanças comportamentais do homem para com a mulher e desse para com a sociedade. No Brasil colonial as mulheres eram apenas mais umobjeto masculino, vivendo restritivamente nos ambiente feito para elas “casa e igreja”, sem voz, silenciada pelo pai, irmão e marido, submissas. Na época imperial há uma mudança no tratamento dado a mulher, ela passa a questionar a condição de dona de casa e brigar por novos papéis no espaço social. Segundo Hahner (1990) é neste período que a mulher passa a exercer a profissão do magistério, umaprofissão tipicamente feminina, eram as chamadas cuidadoras

A partir da década de 90 as mulheres passam a adentrar nos espaços masculinos, no mercado de trabalho e até mesmo na política. Ainda nos meios educacionais. Todavia, se comparado aos homens as atividades exercidas pelas mulheres eram discriminadas.

A história social é repleta de representações sociais, discussões que rotulam homens emulheres. Infelizmente foi construído um imaginário que colocava a mulher como um ser que funcionava como a sombra do homem, onde esse assumia o papel de protetor e provedor do lar.

Esta representação social do “ser mulher” as encaminha para profissão que exijam as características que se supõe inatas as mulheres. Assim, as profissões que educam, ajudam são associadas às mulherese são predominante procuradas por elas (REGINA, 1999, p. 4).

O mundo capitalista transformou os comportamentos sociais, o homem deixa de ser o único provedor do lar e mulher passa a trabalhar fora, ajudando a complementar o orçamento doméstico. E assim forma-se novas definições para o papel da mulher na sociedade. Com o capitalismo surge a oportunidade para as mulheres se capacitarem e galgar...
tracking img