Desafio de portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BRASIL
[pic]
HISTORIA: O Brasil foi uma colônia do Império Português desde o desembarque de Pedro Álvares Cabral em 1500 até 1815, quando se tornou um reino unido com Portugal. O vínculo colonial foi, de fato, quebrado em 1808, quando a capital do Reino Português foi transferida de Lisboa para o Rio de Janeiro, depois de Napoleão invadir Portugal. A independência do Brasil, foi alcançada em1822. Inicialmente independente como Império do Brasil, o país se tornou uma república em 1889. A sua Constituição atual define o Brasil como uma república federativa presidencialista. A Federação é formada pela união do Distrito Federal, os 26 estados e os 5 564 municípios.
LOCALIZAÇÃO: Delimitado pelo Oceano Atlântico a leste, o Brasil tem um litoral de mais de 7 491 km. É limitado a norte pelaVenezuela, Guiana, Suriname e pelo departamento ultramarino francês da Guiana Francesa; a nordeste pela Colômbia; a oeste pela Bolívia e Peru; a sudoeste pela Argentina e Paraguai e ao sul pelo Uruguai. Vários arquipélagos formam parte do território brasileiro, como Fernando de Noronha, Atol das Rocas, Penedos de São Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz. O país faz fronteira com todos os outrospaíses sul-americanos, exceto Equador e Chile.
[pic]
LINGUA OFICIAL: português.
CLIMA: tropical com subtipos climáticos como: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, temperado e subtropical.
MEIO AMBIENTE: A grande extensão territorial do Brasil abrange diferentes ecossistemas, como a Floresta Amazônica, reconhecida como tendo a maior diversidade biológica do mundo, a MataAtlântica e o Cerrado, que sustentam também grande biodiversidade, sendo o Brasil reconhecido como um país megadiverso. No sul, a Floresta de araucárias cresce sob condições de clima temperado.
POPULAÇÃO: Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população total do Brasil é de 190.755.799 habitantes.
ETNIA: Segundo a PesquisaNacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2008, 48,43% da população (cerca de 92 milhões) foi descrita como brancos; 43,80% (cerca de 83 milhões) como Pardos (Multirracial); 6,84% (cerca de 13 milhões) como Negros; 0,58% (cerca de 1,1 milhões) como Asiáticos e 0,28% (cerca de 536 mil) como Indígenas, enquanto 0,07% (cerca de 130 mil) não declararam sua raça.
PROBLEMAS SOCIAIS: Segundo dados daFundação Getúlio Vargas, em junho de 2006, a taxa de miséria baseada em renda de trabalho era de 18,57% da população, com queda de 19,8% nos 4 anos anteriores. A taxa de miséria é parcialmente atribuída à desigualdade econômica do país, que, de acordo com o Coeficiente de Gini - com um índice de 0,56 em 2006, é uma das maiores do mundo.
ECONOMIA: O Brasil é a maior economia da América Latina (ea segunda das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos) Os principais produtos de exportação incluem aeronaves, equipamentos elétricos, automóveis, álcool, têxtil, calçados, minério de ferro, aço, café, suco de laranja, soja e carne enlatada.
EDUCAÇÃO: Segundo dados do PNAD, em 2007, a taxa de literacia da população brasileira foi de 90%, significando que 14,1 milhões (10% da população) depessoas ainda são analfabetas no país; já o analfabetismo funcional atingiu 21,6% da população.
CULTURA: O núcleo de cultura é derivado da cultura portuguesa, por causa de seus fortes laços com o império colonial Português. Entre outras influências portuguesas encontram-se o idioma português, o catolicismo romano e estilos arquitetônicos coloniais. A cultura, contudo, foi também fortementeinfluenciada por tradições e culturas africanas, indígenas e europeias não-portuguesas. Alguns aspectos da cultura brasileira foram influenciadas pelas contribuições dos italianos, alemães e outros imigrantes europeus que chegaram em grande número nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Os ameríndios influenciaram a língua e a culinária do país e os africanos influenciaram a língua, a culinária, a música, a...
tracking img