Desafio de fundamentos históricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio de fundamentos históricos teoricos

etapa 1 o surgimento do serviço social na América Latina
O serviço social se iniciou nos países da Europa, especialmente nos de religião católica, decorrente do atendimento religioso aos pobres e enfermos por razões caritativas. Veio para o Brasil, já como profissão, em 1930 com base nos ensinamentos de franceses e belgas. Sofreu a influêncianorte-americana ao final da 2ªGuerra mundial (1945) e nas décadas de 70/80 houve uma disputa (reconceituação) sobre a necessidade de um trabalho que levasse em conta as necessidades latino-americanas e não as receitas de países estrangeiros (época da disputa entre o sistema capitalista e o socialismo )que resultou em que até hoje essa profissão - embora obediente aos ditames do capitalismo tem um ensinoacadêmico e um discurso profissional baseado nas teorias marxistas. Nos países da America Latina, o Serviço Social destacou-se no Chile pelas idéias de libertação das teorias estrangeiras (americanas) quase na mesma época que ocorreu no Brasil. O acirramento da Questão Social, havia muita disparidade entre as classes, o pauperismo era notório e a população exigia providências do Estado; ainfluência da Igreja Catolica enquanto uma instituição conservadora; a necessidade de um profissional que " apaziguasse"e contesse a luta de classe; a predominancia de profissionais pertencentes a elite, geralmente senhoras da alta sociedade, sem interesse de superação de classe; influência norte-americana, que não atrelava ao Estado, ou a inexistencia das políticas, os problemas sociais, mas aoindivíduo.Diante de todo este contexto é instituído o Serviço Social como profissão,e desde seu inicio, ele vem única e exclusivamente para atender o capital, para manter a hegemonia de uma classe dominante.
Inicialmente, o Serviço Social se apresenta envolvido com os interesses da classe dominante, mas, antagonicamente, também está sujeito à classe subalterna sendo o mediador entre ambas as classes. Acontradição é uma característica presente em países industrializados assim como os altos índices de pauperismo na zona urbana. Por volta da década de 30, começa haver no Brasil uma urbanização crescente, e as contradições da industrialização fazem surgir as lutas reivindicativas, a classe trabalhadora passa a se organizar resultando na hostilidade do outro grupo. Nasce neste momento através dopapel pacificador por parte do Estado, a institucionalização do Serviço Social que, movido pelas profundas alterações sociais através do processo de transição do modelo agrário-comercial para o modelo industrial, atua frente à "questão social" que é apresentada diante de todos, e, segundo Iamamoto (2004, p. 18) "o debate sobre a 'questão social' atravessa toda a sociedade e obriga o Estado, as fraçõesdominantes e a Igreja a se posicionarem diante dela".
A Igreja Católica torna-se fundamental na abertura das duas primeiras escolas de Serviço Social: a Escola de Serviço Social de São Paulo, em 1936 e a Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, em 1937, sendo essas duas escolas as pioneiras do Serviço Social no Brasil.
Silva (1995) afirma que desde o ano da criação das primeiras escolas deServiço Social até 1945, são definidos três eixos para a formação profissional do assistente social são eles:
Formação científica - no qual era necessário o conhecimento das disciplinas como Sociologia, Psicologia, Biologia, Filosofia, favorecendo ao educando uma visão holística do homem, ajudando-o a criar o hábito da objetividade;
Formação técnica - cujo objetivo era preparar o educandoquanto sua ação no combate aos males sociais;
Formação moral e doutrinária - fazendo com que os princípios inerentes à profissão sejam absorvidos pelos alunos.
A expansão da economia norte-americana na América Latina resultou na adoção do Brasil pelo desenvolvimentismo que monopolizava a economia e a política, havendo influência norte-americana também no Serviço Social.
Foi no âmbito da...
tracking img