Desafio de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento

Etapa 1: Fundamentos Econômicos.

Na abordagem referente ao custo de oportunidade podemos exemplificar a empresa 3M que disponibilizou sua estrutura antes provida de recursos a fabricação de adesivos em uma de suas plantas para aumentar a oferta de post-it´s hoje consumidas de maneira crescente.
Outro caso que ilustra a crescente mudança e adequação a oportunidade é aempresa Pepsico, que adquiriu uma planta da empresa cervejeira Itaipava por intermédio da Ambev com quem tem contrato aqui no território nacional para maior comercialização e oferta do refrigerante H2O.
Nestes dois casos temos claramente a mudança do produto que será produzido e o remanejamento dos recursos para a produção dos mesmos exemplificando com clareza o custo de oportunidade que visa provermelhor lucratividade.
Na abordagem referente à curva de possibilidade de produção temos o exemplo da escassez do Petróleo no mundo e a crescente busca por recursos desta matéria prima que simplesmente hoje é base para nossos combustíveis, e vários materiais de uso cotidiano. Não será possível aumentar a oferta em longo prazo e hoje já temos outras fontes como o etanol que tende a suprir parte doconsumo de combustíveis, umas das demandas desta matéria prima.
Produtos elásticos têm relação direta com a oferta e a demanda, que são passíveis de alteração no consumo dependente de seu valor ou disponibilidade como podemos exemplificar os refrigerantes. Hoje os refrigerantes são consumidos mais pelo seu valor do que pela sua demanda, pois a qualidade é bem próxima entre as marcas. Assim épossível aumentar ou diminuir as margens de lucro e custo e obtermos melhores ou piores resultados com base na venda dos mesmos. Ou seja é possível aumentar o consumo e elevar o lucro.
Produtos inelásticos não têm essa relação, como exemplificamos o sal de cozinha que não será consumido mais ou menos pelo seu valor agregado, porém determinado pelo valor de cada marca. Podemos dizer que a quantidadeofertada e vendida permanece, porém a marca mais competitiva ganha maior fatia do mercado.

Etapa 2: Microeconomia: Formação de Preços.
Hoje o que determina a sobrevivência de uma empresa é sua relação entre custo e preço ofertado que gera seu lucro ou prejuízo. Em um cenário competitivo e de tecnologias cada vez mais próximas a maximização dos lucros é o combustível renovável para o continuocrescimento empresarial, já que dele temos a oportunidade de reinventar e reinvestir capital intelectual e financeiro em nossos produtos.
Os computadores foram um marco na nossa história, porém eles exemplificam que é preciso progredir e diluir custos aumentando oferta e maximizando lucro. Com tantas empresas voltadas para este mercado entendemos que a tecnologia tenta reduzir o custo e aumentar alucratividade dos produtos.
Também podemos exemplificar este conceito com os televisores hoje cada vez menores e com tecnologia aplicada em proporção a aumentar lucro, reduzir custo e maximizar tecnologia.
Etapa 3: Produção e o Mercado. O mercado sob concorrência Perfeita e Monopolista.
Monopólio é um mercado de concorrência imperfeita, ela só é oferecida por uma única empresa e ela podedeterminar o valor do produto, sendo que não há um substituto próximo, existindo assim a concorrência dos consumidores. Se a oferta aumenta, o preço do mercado diminuirá, se reduzir a oferta o mercado aumentara. O equilíbrio da firma no longo prazo pode ocorrer entrada e saída de firmas no setor, mas como o monopólio a firma é única, de modo que com entrada de firma altera a estrutura do mercado. Omonopólio só mantém-se se a firma impedir entradas de novas firmas. E ela tende a ser um mercado inelástico, se o preço se eleva haverá uma queda no consumo da mercadoria. Ex: A Petrobrás e a EDP.
Oligopólio é um mercado que tem uma oferta de um produto que tem vários compradores e ela é controlada pelo vendedor, tanto as quantidades ofertadas como serão fixadas os preços dos produtos, a fatia de...
tracking img