Desafio de economia anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Administração

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Economia

Nome dos Acadêmicos e RA:

Renan Ribeiro Adão

Criciúma/SC
2011
Renan Ribeiro Adão
Jaqueline Costa Correa
Elisa Bezerra Dias
Luara Scarpari
Ricardo Rocha

AtividadeAvaliativa Desafio de Aprendizagem
Economia

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso de Administração da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina de Economia ata obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Criciúma/SC
2011
RESUMO

As etapas deste desafio de economia estãorelacionadas os fundamentos da economia, Microeconomia: formação de preços. Produção e o mercado. O mercado sob concorrência perfeita e monopolista. Também aqui estão descritas o comportamento da oferta e da demanda, noções de macroeconomia. Visando analisar as mudanças econômicas e tecnológicas, com vista a aperfeiçoar investimentos, analisar demonstrações financeiras e elaborar estudos deviabilidade, subsidiando assim o processo de tomada de decisões.
INTRODUÇÃO

Este desafio de aprendizagem tem por objetivo favorecer a aprendizagem, estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz, promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Também estimular o desenvolvimento de estudos independentes, sistemáticos e auto-aprendizado. Promovera aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão aprendidos na disciplina de Economia.
Etapa N°1
Aula tema: Fundamentos econômicos.

Passo 2

Custo Oportunidade
Custo oportunidade significa deixar de produzir um bem x para produzir um bem y. Mas o custo oportunidade também é chamado de custo alternativo, pois representa o custo de produçãoalternativo sacrificado.
O custo oportunidade é crescente uma vez que aumenta a produção de um determinado bem, os fatores de produção são transferidos de outros produtos e tornam – se cada vez menos aptos para a nova finalidade, isso significa que o grau de sacrifício vai aumentando. Então podemos dizer que os fatores de produção vão bem em determinadas linhas de produção e não tãobem em outras
Ex:
O fato ocorreu em uma empresa prestadora de serviços, em uma franquia Microlins, esta franquia oferece diversos cursos profissionalizantes, mas como muitas empresas á Microlins enfrentam atrasos nas mensalidades, e para estimular os alunos a pagar em dia as mensalidades foi realizada uma promoção em que alunos que pagar em dia e sem atrasos ganhariam cupons paraconcorres a cursos grátis oferecidos pela própria franquia. E se alem de pagarem em dia as mensalidades e adiantassem as mensalidades ganharia cupons um para cada dia do mês, aumentando ainda mais as chances de ser sorteado.
O objetivo da promoção era estimular o pagamento em dia e adiantar as mensalidades, seria um sacrifício para a franquia já que estava abrindo mão de cursos queforam oferecidos na promoção. Mas a promoção reduziu o índice de inadimplência e aumentou os lucros da franquia.
O custo oportunidade foi á perda de cursos da franquia, mas o resultado cobriu essa despesa.

Passo 3

Curva de Possibilidade de Produção
A curva de possibilidade de produção é um conceito teórico na qual se ilustra a escassez de recursos que impõe um limite acapacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolha entre opções de produção.
Existem três itens para ser seguido na curva de possibilidade:
-Quantidade de recursos existentes que fixa o tempo de analise.
-Recursos de produção (terra, trabalho e capital).
- Nível tecnológico não sofre alterações, ou seja, mantém - se constante.
Em uma economia com determinados...
tracking img