Desafio de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Num mundo “globalizado”, onde a comunicação assume um papel de destaque percebemos que as discussões da Contabilidade avançaram, mas ainda falta muito para alcançarmos uma linguagem única, universalmente.
Percebemos que a busca por princípios internacionais é muito grande, porém, a evolução que visualizamos em nossa literatura, ainda deixa a desejar quanto a sua característicaevolutiva, principalmente pelo fato do nosso livro-texto principal ser de origem norte-americana.
Sabemos que a corrente contábil norte-americana é pragmática e tem origem tecnicista, além de entender a Contabilidade como um conhecimento voltado apenas a informações para apresentação de relatórios a gestores e divulgação.
Consideram em seu referencial teórico que a Contabilidade tem apenas osseus padrões e que os mesmos devem ser fixado por normas de conteúdo não científico, determinado pelos setores de influência daqueles que as produzem.
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade - PFC são menosprezados, quando da discussão das suas bases científicas, por esses pesquisadores norte-americanos, que tendem mais para o lado técnico do conhecimento contábil.
O nosso propósito aqui éestudar os efeitos do conhecimento e evolução dos PFC aplicado na Contabilidade de Custos, considerando o conteúdo correspondente às discussões científicas de princípios, em Contabilidade, por autores diferentes e suas relações no momento da contabilização e apropriação de custo numa organização.

ETAPA 1 – FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS.
Os efeitos dos Princípios na Contabilidade deCustos.
Antes de discutirmos o que fazer frente à concepção de princípios contábeis é salutar que definamos o que é custo, segundo a nossa concepção, e as diferenças entre este e despesa para que fiquem claras as posições tomadas em seguida.
Segundo (Hendriksen & Van Breda, 1999:232) “... despesas constituem o uso ou consumo de bens e serviços no processo de obtenção de receitas”.
Leone classificae demonstra as diferenças da seguinte forma:
a) Despesas: definem os gastos imediatamente consumidos ou o consumo lento de gastos de investimentos à medida que estes vão sendo utilizados pelas operações.
b) Gastos: o termo gastos é utilizado para definir as transações financeiras em que há ou a diminuição do disponível ou a assunção de um compromisso em troca de algum bem de investimento ou bemde consumo.
c) Custos: “é o valor dos fatores de produção consumidos por uma firma para produzir ou distribuir produtos ou serviços, ou ambos”.(Dicionário Norte-Americano de Economia – The McGraw-Hill.)
O Professor George Leone traça a figura abaixo em forma de fluxograma daquilo que foi exposto acima e demonstrar o aspecto contábil:

Posicionamento de Leone.

FIGURA 2.4 LEONE (Livro Cursode Contabilidade de Custos).


Em apostila apresentada, oficialmente, num Mestrado em Contabilidade o Prof. Dr. Olívio Koliver apresenta-nos custos como “valor de mutação patrimonial qualitativa, ocorrida no ciclo operacional interno de uma entidade” e despesa “valor de mutação patrimonial quantitativa, no mesmo ciclo”.
Para Sá e Sá, (1995: 119) Custos é “instrumento para que se consiga umbem de uso ou de venda”.
Como vimos, as definições são próximas, mas não exatamente iguais. Dessa forma, percebemos a figura dos gastos como algo intrínseco ao custo e sua relativa interação com o ativo.
Sob esse aspecto vamos traçar entendimentos da relação que existe nessa maneira de pensar custos e os efeitos para os Princípios de Contabilidade.
Considerando os fundamentos de cada princípioverificamos o posicionamento do Professor Koliver quando ele diz “A decisão sobre quando o custo passa à condição de despesa é tomada com base nos Princípios da Oportunidade e da Competência, com seus complementos, a Prudência e a Continuidade. Naquele momento cessa de existir o ativo e surge o componente negativo do resultado, ou seja, há uma diminuição do patrimônio líquido, podendo ocorrer,...
tracking img