Desafio de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio de Aprendizagem
INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE E PLANEJAMENTO AMBIENTAL Importância Do Uso De Indicadores De Desenvolvimento Sustentável

← O documento do Ministério do Meio Ambiente (MMA 2001) cita que uma pesquisa do Conselho Internacional de Indicativas Ambientais Locais (ICLEI – International Council for Local Environmental Initiatives) revelou que:

← Até novembro de1996, mais de 1.800 cidades, em 64 países, envolveram-se em atividades de Agenda 21 Local. Entre elas, o ICLEI constatou que: 933 cidades em 43 países já tinham estabelecido um processo de planejamento para o desenvolvimento sustentável, e outras 879 estavam apenas iniciando.

← Para melhor definir o conceito de desenvolvimento sustentável torna-se importante o estabelecimento deindicadores, objetivos e metas que possam medir adequadamente o desempenho de um país em matéria de sustentabilidade. Uma vez estabelecidas as metas, pode-se melhor guiar o município ou região em busca de desenvolvimento sustentável.

← Os indicadores podem ser selecionados e considerados isoladamente ou podem ser parecidos, servem para refletir sobre determinadas condições dos sistemas em análise.← Podemos considerar quatro diferentes índices de desenvolvimento sustentável, devido a sua amplitude e natureza:

← > Indicadores ambientais

←  > Indicadores econômicos (micro e macro)

  > Indicadores sociais

←  >Indicadores institucionais (compreendem a estrutura e funcionamento das instituições incluindo instituições clássicas; organizações não governamentais(ONG) e empresas.

← De acordo com a classificação de 1993 da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), os indicadores ambientais podem ser sistematizados pelo modelo Pressão-Estado-Resposta (PER) que assenta em três grupos chave de indicadores: 

← > Indicadores de Pressão – caracterizam as pressões sobre os sistemas ambientais e podem ser traduzidos porindicadores de emissão de contaminantes, eficiência tecnológica, intervenção no território e de impacto ambiental;

← > Indicadores de Estado – refletem a qualidade do ambiente num dado horizonte espaço/ tempo; são os indicadores de sensibilidade, de risco e de qualidade ambiental;

← > Indicadores de Resposta – avaliam as respostas da sociedade às alterações e preocupações ambientais,bem como à adesão a programas e/ou implementação de medidas em prol do ambiente; podem ser incluídos neste grupo os indicadores de adesão social, de sensibilização e de atividades de grupos sociais importantes.

← As informações que serão coletadas e disponibilizadas no sistema de gestão ambiental, deverão ser distintas entre dados primários, dados estatísticos, indicadores e índices.← Os dados primários precisam ser processados – o que inclui a validação das informações coletadas os ajustes conforme aspectos climáticos e econômicos – para que sejam transformados em dados estatísticos.

← Os dados estatísticos descrevem fenômenos reais, mas geralmente precisam de interpretação e explicação sobre os resultados.

← Os indicadores, entretanto, devem fornecermensagens que não necessitam de maiores interpretações.

← Os índices representam agregação de indicadores.

[pic]

← Depois que os indicadores forem definidos é preciso que a sociedade tenha o conhecimento dos mesmos, e a partir daí a educação ambiental assume seu fundamental papel, que é esclarecer para as pessoas os índices encontrados.

← Pode-se desenvolver uma pesquisa sobrevários indicadores desde a qualidade do ar, água e solo, verificando seu potencial para utilização como indicador de desenvolvimento sustentável, depois se monta um conjunto de propostas para ser apresentado e incorporado em um sistema de informação para o planejamento ambiental.

← Os indicadores de qualidade ambiental podem ser classificados em quantitativos ou qualitativos:

←...
tracking img