Desafio de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Curso: Tecnologia em Gestão Pública
Pólo: Osvaldo Cruz

César Barbosa Gonçalo – RA 203246
Edson Kameoka – RA 204459
Luiz Carlos Kiyuna – RA 204418
Marcos Antonio Lioto – RA 203250

DISCIPLINA: Contabilidade Básica
Desafio de Aprendizagem
Turma N-30 - Semestre 3º

Osvaldo Cruz – Estado de São Paulo
Abril/2011César Barbosa Gonçalo – RA 203246
cesar4875@itelefonica.com.br
Edson Kameoka – RA 204459
kameokaedson@hotmail.com
Luis Carlos Kiyuna – RA 204418
kiyunalc@msn.com
Marcos Antonio Lioto – RA 203250
liototid@terra.com.br

DISCIPLINA: Contabilidade Básica
Desafio de Aprendizagem
Turma N-30 - Semestre 3º

Atividade avaliativa da disciplina de Contabilidade Básica do Curso Superior deTecnologia em Gestão Pública do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera - Uniderp, sob a orientação do professor EAD Luiz Miguel Rendas dos Santos e professor-tutor presencial Wilma Kosicki Ribeiro.

Osvaldo Cruz – Estado de São Paulo
Abril/2011

Tema 1: Introdução à Contabilidade/Patrimônio

Às vezes, quando paramos em frente a uma grande empresa e ficamos observando o tamanhodos prédios, os veículos que ela possui, o estoque de mercadorias e tudo mais, ficamos a imaginar que o patrimônio daquela empresa é muito grande, conseqüentemente, que ela também é muito rica. A mesma coisa acontece quando olhamos uma pessoa que tenha um Jeep Cherokee do ano, um Jet-ski , uma Moto Kawasaki 1000 cc do ano, um apartamento na Av. Vieira Souto no Rio de Janeiro, uma casa na praia deBúzios, etc, Também imaginaremos que esta pessoa tem um tremendo patrimônio é muito rica. Nossas conclusões podem estar certas ou completamente erradas.
Para a Contabilidade riqueza se mede de outra forma. Para se medir a riqueza de uma pessoa, seja ela física ou jurídica, necessário se faz que suas dívidas também sejam incluídas nesta avaliação toda. Então, aquela empresa que vimos,primeiramente, com veículos, estoques e prédios imponentes, de repente pode estar passando por dificuldades financeiras porque possui muitas dívidas, ou ainda o pior, poderá estar a um passo da falência. A mesma coisa pode acontecer com aquela pessoa que tem o Jeep Cherokee, a moto Kawasaki e tudo mais. Ela poderá estar endividada até o pescoço, devendo até a alma para bancos, agiotas, lojas, e outroscredores. Para a Contabilidade, as dívidas também fazem parte do patrimônio.
O termo Patrimônio significa, a princípio, o conjunto de Bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se de valores a receber. Para a Contabilidade esses valores a receber são denominados de Direitos.
Relacionando-se apenas os Bens e os Direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ouempresa. Faz-se necessário evidenciar as Obrigações (dívidas) referentes aos bens e direitos. Em Contabilidade a palavra Patrimônio tem sentido amplo: de uma lado temos o conjunto de Bens e Direitos de uma pessoa ou empresa e de outro lado as Obrigações a serem pagas.
É a demonstração destinada a evidenciar, resumidamente, o patrimônio da entidade, quantitativa e qualitativamente. É a demonstraçãoque relata os Bens e Direitos (ATIVO), e as Obrigações (PASSIVO) e a participação dos sócios (PATRIMONIO LÍQUIDO). Ela revela a posição patrimonial e financeira da empresa.
A Resolução nº. 750/93 do Conselho Federal de Contabilidade dispôs sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade. Por vez, esta Resolução foi alterada pela Resolução CFC Nº. 1.282/10, para se adequar às NormasInternacionais de Contabilidade, passando ter a denominação de Princípios de Contabilidade. Os princípios de Contabilidade são as normas teóricas relativas à Ciência Contábil, tendo como finalidade padronizar a linguagem contábil e facilitar sua representação por meio das demonstrações financeiras.

Contabilidade Publica Contabilidade Privada
Direitos Os direitos das entidades públicas são os valores...
tracking img