Desafio de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso: Ciências Contábeis
Semestre: 2o
Período Letivo: 2011/2
Disciplina: Economia
Professor EAD: Renata Machado Garcia Dalpiaz
Tutora presencial:
Cidade / Pólo:
Acadêmicos:
Data: 19/09/11

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

ETAPA NO 1

PASSO 1
Fernando Gonçalves Miranda – RA 304825
Juliana Eyng Dagostin – RA 300062
RégisMartins – RA 332066
Simone Gonçalves Miranda – RA 300364

PASSO 2
O custo de oportunidade é também conhecido como custo alternativo, pois representa o custo da produção alternativa sacrificada.
Exemplo 1: Imagine uma fábrica de mesas que produzia 10 mesas por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveuiniciar uma produção de um novo produto: armários. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 02 mesas para alimentar a demanda de 02 armários. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 02 mesas que deixaram de ser fabricadas.
Exemplo 2: Se uma cidade decide construir uma creche num terreno vazio de propriedade estatal ou pública, o custo deoportunidade é representado pela renúncia a erguer outras construções naquele terreno e com o capital investido. Rejeita-se (por exemplo) a possibilidade de construir um hospital, ou um centro de eventos, ou ainda a venda do terreno para amortizar parte das dívidas da cidade, e assim por diante. As punições previstas para as autoridades que desrespeitem a Lei auto-relativa, no que se refere aaplicabilidade do custo de oportunidade, varia de país para país.

PASSO 3
A curva de possibilidade de produção ilustra graficamente como a escassez de fatores de produção cria um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade.
Exemplo: Imagine a decisão sobre uma escolha e suas prováveis soluções num negócio de plantio: Uma fazenda com um tamanho padrão, instalaçõescompletas, insumos agrícolas e um determinado de trabalhadores. Nessa fazenda são produzidos Arroz Pirituba e Soja. Se o fazendeiro usar toda a terra para cultivar a soja, não haverá espaço para o plantio de arroz. Porém, se ele preferir dedicar-se somente ao plantio de arroz, utilizando toda área da fazenda para este fim não haverá plantio de soja. Neste caso existe possibilidade de utilizarparte da terra para o cultivo de arroz, ficando fracionada a cultura da soja. Segue exemplo:
Possibilidades Arroz(kg) Soja (kg)
A 0 8000
B 1500 7000
C 2500 6000
D 3500 5500
E 4500 3500
F 5500 0

PASSO 4
Quando ocorre uma variação no preço devenda, há uma resposta imediata e contraria na demanda/consumo, quer dizer, ao reduzir x% no preço de venda do produto, aumenta y% na demanda. Ao contrario, se aumentar x% no preço de venda diminui y% na demanda. Ou seja, produtos elásticos são quando os preços se alteram e as pessoas aumentam ou reduzem o consumo do mesmo.
Exemplo: Se o bem for elástico, os consumidores diminuirão o seuconsumo consideravelmente: ex. suponha que o preço da manteiga tenha seu preço elevado em 10% e a demanda diminua em 30%. Neste caso, pode-se dizer que o bem: manteiga é elástico (ou sensível) às variações de preços. Quanto maior o nível de preços, menor será o seu consumo. E, quanto menor o preço, o consumo tende a se elevar.

PASSO 5
Mesmo se aumentarem às quantidades ofertadas e ospreços forem reduzidos a demanda será mantida inalterada, ou seja, dependendo do bem pode ser duplicada a oferta, reduzida ou aumentada em y% o seu preço de venda e mesmo assim o aumento ou contração da demanda será alterada em índices baixos, na maioria das vezes próximo de zero.
Exemplo: Remédio, ninguém irá consumir mais remédios porque os preços tiveram baixo ou deixarem de consumir se o...
tracking img