Desafio de aprendizagem de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP –
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA



PROJETO EDUCATIVO

Itacarambi – Minas Gerais
2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP –
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Acadêmicas

Adna Aparecida de Oliveira RA: 222731
Claudineide dos Santos Souza RA: 283056Eliete Fernandes Rocha Duarte RA: 283116
Gisalneide Lima de Novaes RA: 222745
Highldana Christina Rosa de Oliveira Santos RA: 283119


Projeto educativo apresentado à disciplina de Projeto multidisciplinar III da Universidade Anhanguera-UNIDERP com a finalidade de complementar o processo avaliativo da Disciplina: elaborado pelos acadêmicos do curso de Pedagogia do 5º semestre do CEI_Centro Educacional de Itacarambi/MG sob a orientação dos professores Maria Clotilde Pires Bastos e Renata Dias Pereira.

Itacarambi – Minas Gerais
2012
Síntese
Em resumo quero colocar os pontos mais importantes. Os projetos podem ser considerados como uma pratica educativa que teve reconhecimento em diferentes períodos. Os projetos de trabalhos constituem um planejamento de ensino e aprendizagemvinculado a uma concepção da escolaridade em que se da importância não só a aquisição de estratégias cognitivas de ordem superior, mas também ao papel do estudante como responsável por sua própria aprendizagem.
Em consequência, costuma ser um planejamento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem. A aprendizagem se utiliza na atualidade, em todos os níveisde ensino: Fundamental e Médio, ensino superior, formação inicial, permanente... Os projetos assim entendidos apontam outra maneira de representar o conhecimento escolar baseado na aprendizagem da interpretação da realidade, orientada para o estabelecimento de relações entre a vida dos alunos e professores e o conhecimento que as disciplinas nem sempre coincidem com o das disciplinas escolares, eoutros saberes não disciplinares vão elaborando. Tudo isso para favorecer o desenvolvimento de estratégias de perguntas, interpretação e apresentação do processo seguido ao estudar um tema ou um problema, que por sua complexidade, favorece o melhor conhecimento dos alunos e dos docentes de se mesmos e do mundo em que vivem.
O professor é o consultor, articulador, mediador, orientador,especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno. As mudanças sociais deveriam ser acrescentadas uma serie de perspectivas que restabelecem alguns aspectos em relação de como se pode ensinar e como se aprende na escola. Dessas perspectivas, talvez a construtivista sobre a aprendizagem e em particular, a ideia de que o conhecimento existente na aprendizagem exerce uma poderosa influenciaem como se adquire novo conhecimento. Quando me refiro o que seja umas mais controversas, o faço no sentido de que, se uma das finalidades dos projetos é promover formas de aprendizagem que questionem a ideia de verdade única, ao colocar os alunos diante de diferentes interpretações dos fenômenos esta se questionando plenamente a visão da avaliação baseada na consideração da realidade como algoobjetivo e estável. Com isso o papel da avaliação passa a fazer parte do próprio processo de aprendizagem, e ano e um apêndice que estabelece e qualifica o grau de ajuste dos alunos. O papel do professor constituirá em organizar, com um critério de complexidade, as incidências nas quais se reflita o aprendizado dos alunos, ao como um ato de controle, mas sim de construção de conhecimentocompartilhado. Para isso, é necessário compreender que no trabalho por projetos as pessoas se envolvem para descobrir ou produzir algo novo procurando respostas a questões problemas reais.
Na pedagogia de projetos deve permitir que o aluno aprendesse fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos...
tracking img