Desafio de aprendizagem de fhtm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos Históricos Teóricos metodológicos do Serviço Social l
Desafio de Aprendizagem
A idéia de Serviço Social sempre esteve atrelada á situação de miséria do povo. Foi para isso que, no princípio, ele foi concebido, para atender e tentar amenizar o sofrimento dos pobres, tentando levar-lhes um pouco de esperança, de saúde e de paz.
O surgimento do serviço social está muito ligado aoinicio da industrialização. Com a Revolução Industrial, os trabalhadores foram sendo substituídos pelas máquinas. Os salários começaram a diminuir, e o preço dos produtos, subir. Com essa situação, os operários se revoltam contra as máquinas, destruindo-as. Chega ao ponto de o governo inglês criar uma lei dando pena de morte aos que, revoltados, chegassem a destruir as máquinas. A partir daí, ostrabalhadores unem-se em associações, os sindicatos, onde passam a lutar por seus direitos. Devido à crises de super-produção, muitos operários foram demitidos. Com essa situação, a Igreja, juntamente com a burguesia e o Estado, preocupa-se em atender aos pobres, criando assim a Sociedade de Organização da Caridade em Londres, em 1969. Essa organização estava presente em todas as práticasassistenciais, mas principalmente, na área da saúde.
A prática social sempre esteve atrelada á noção de caridade, principalmente da Igreja. As confrarias visitavam as famílias, levando-lhes esmolas, alimentos e roupas, ajudando a diminuir o sofrimento das pessoas.
Assim, a Igreja Católica, através de sua prática caritativa, tentou controlar a pobreza e confirmar ainda mais a humilhação daqueles que nãotinham posses. Como a Igreja era aliada da burguesia, o que se buscava era perpetuar a servidão.
Com a Reforma Luterana, a prática do serviço social passou por diversas mudanças. A mais importante delas foi que a assistência não era mais de responsabilidade da Igreja, mas sim dos leigos, já que o cumprimento da fé era responsabilidade de cada um. Além disso, essa prática era responsabilidade doEstado, e não da Igreja.
Com o propósito de controlar as manifestações da classe trabalhadora, foram criadas as Organizações de Caridade, que contribuíram para a organização política do movimento dos trabalhadores. Assim como a pobreza, o serviço social também havia se espalhado por todo o mundo, o que exigia ações imediatas dos governantes e das autoridades ligadas á área social.
Durantepraticamente toda a primeira metade do século XIX, a burguesia se utilizou de seu poder de classe para manipular os trabalhadores e suas condições de trabalho, apoderando-se deles e fazendo-os escravos do capitalismo.
Nesse período, os assistentes sociais, de forma alienada, visitavam as casas dos pobres, levando-lhes carinho, tratando de suas enfermidades, escutando-os. Através da boa ação dessas pessoas,os donos das indústrias saíam ganhando, pois assim evitava-se que os empregados ficassem doentes. Devido a isso, o serviço social tornou-se uma ferramenta muito importante para humanidade, pois sabemos que desde primeira metade do século XIX, o serviço social começou a ser penetrado no mais fundo contexto social.
Com a visita domiciliar, idealizada por Octávia Hill, minimizava-se o sofrimentocausado pela pobreza, pois nas visitas atendiam-se os doentes, e ainda realizavam-se ações educativas. Após, foi criada em Londres um Centro de Ação Social, que atendia famílias de operários e pobres em geral.
O serviço social caracteriza pelas relações entre as classes sociais na consolidação do capitalismo monopolista. Sabemos que esta profissão resulta de circunstâncias históricas definidas econsolidadas na medida em que se constituem no mundo as políticas sociais e suas proteções sociais.
No continente latino-americano, o Serviço Social foi surgir a partir da década de 20. Assim como na Europa, destaca-se em sua origem a ascensão de novas classes sociais (burguesia e proletariado), as relações de produção sustentadas pela exploração da força de trabalho( através do regime de...
tracking img