Desafio de apredizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

DE

PSICOLOGIA

SOCIAL CONTEMPORÂNEA

Universidade Anhanguera – Uniderp

Alunas: Viviane de Jesus Xavier RA: 222818

Ângela Faleiro da Silva RA: 223325

Rita de Cássia Santos Marinho RA: 267033

Professora: Ma. Laura Santos

Tutora Presencial – Flavia Felipe

Pólo: Goiânia – Centro

Desafio de AprendizagemGoiânia, 26 de março de 2011.

Etapa nº. 1

A Psicologia Social - O encontro social

A cena do filme que mostra mudança de comportamento e crises de consciência é a cena em que Jack Lucas, o radialista bem sucedido na rede de comunicação, passa por uma situação muito marcante no filme.

Ele deixa de lado todos os preconceitos, valores eegoísmo e vai ao sanatório visitar seu amigo Perry, que se encontrava em estado catatônico por tempo indeterminado podendo melhorar somente com a ajuda de seu amigo Jack, sendo preciso que ele roubasse o cálice do Santo Graal.

Jack ao saber do que a teria que fazer ficou alguns dias pensando e refletindo sobre seu orgulho, egoísmo e modo de viver.

Depois de toda sua reflexão,resolveu ir ao sanatório onde estava seu amigo Perry e vendo – a situação em que ele se encontrava, decidiu ajuda - lá, roubando então, o cálice do Santo Graal o levando para seu amigo.

Jack chegou ao sanatório e então colocou o cálice na mão de Perry e ele acordou muito alegre, feliz da vida e saiu dançando e cantando por todo o sanatório.

Seu amigo Jack se sentiu tão feliz quemudou sua vida totalmente, percebendo que coisas tão pequenas, como dar ajuda e amor a um amigo, valem muito mais do que qualquer dinheiro e qualquer riqueza do mundo.

Em relação à Psicologia Social essa cena do filme fala muito em ideologia, onde Jack descobre seus valores, suas idéias e seus ideais.

A ideologia nesta cena aparece quando ele tem suas idéias distorcidas e suasmentiras que ajudam a obscurecer a realidade, fazendo – o acreditar que ele é muito feliz, só porque é rico e tem um bom emprego, por isso não precisa de mais nada em sua vida.

A dominação mostra a relação de Jack com Perry que são relações de poder e de diferentes condições financeiros dos dois.

As representações sociais se englobam no momento que Jack cai real e começa a terrelações interpessoais, se englobando na vida, construindo ima visão prática da vida, construindo uma realidade não só por se mesmo, mas por um conjunto social, conhecendo a humanidade, construindo e principalmente compreendendo o comportamento das pessoas que estão ao seu lado, compartilhando seus conhecimentos e se tornando uma pessoa feliz.

Etapa nº. 2

Críticas à Psicologia Social“A Psicologia Social - é a ciência que procura compreender os¨ comos” e os “porquês” do comportamento social. A interação social, a interdependência entre os indivíduos e o encontro social.

Construção de uma Psicologia Social crítica até a formulação de um projeto de compromisso social da Psicologia. Ressaltando a necessidade de se explicitar seu vínculo com interesses dominantes e de seredirecionar sua produção no sentido de contribuir para a transformação social. Nessa trajetória aliou teoria e prática, contribuindo para a revisão de conceitos e métodos e para a organização da área.

Inicialmente o artigo relata sua presença marcante, dentro dessa perspectiva, na história da Psicologia Social brasileira e latino-americana. A seguir, são apontadas as principaiscaracterísticas de sua produção teórica na elaboração de uma Psicologia Social sócio-histórica. Por fim, discute-se seu importante papel na afirmação de uma psicologia comprometida com as realidades brasileira e latino-americana; conhecedora dessa realidade contribuiu para a construção de instrumental teórico-prático para sua transformação na direção de uma sociedade justa e igualitária. Ou seja, uma...
tracking img