Desafio da alfabetização de adultos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antes de falar especificamente da educação na modalidade voltada aos adultos, o fato de se dedicar a um maior conhecimento na área da educação é algo desafiador.
A partir do momentoem que se entende que o papel da educação e da escola seria formar o cidadão de maneira integral (físico, intelectual, emocional e social), o profissional da Educação se depara com umaresponsabilidade gigantesca, o que inclui automaticamente um desafio ainda mais porque se trata da sociedade atual onde a educação e os profissionais da mesma são pouquíssimos valorizados.Quando o assunto a ser discutido está relacionado com a modalidade de ensino de adultos, o estudo da Andragogia e das concepções de Paulo Freire são as maneiras mais concretas eeficazes na busca de um melhor preparo e resultados eficazes nessa modalidade.
A andragogia difere da pedagogia se comparada aos modelos pedagógicos conservadores. No entanto, algunspressupostos da andragogia são semelhantes aos de modelos pedagógicos transformadores.
A educação de adultos embasada em um modelo andragógico tem como princípios:
* A necessidade dosadultos em saber a finalidade, o “porque” de certos conteúdos e aprendizagens
* A facilidade dos adultos em aprender pela experiência.
* A percepção dos adultos sobre a aprendizagemcomo resolução de problemas.
* A motivação para aprender é maior se for interna (necessidade individual), e se o conteúdo a ser aprendido ser de aplicação imediata.
* Os adultostrazem uma bagagem de experiências que podem contribuir para sua própria aprendizagem.
Trabalhando com adultos a sensibilização é um fator de diferencial no processo, principalmente daalfabetização. O professor deve estar sempre atento as necessidades dos seus alunos e de maneira deve aplicar os conhecimentos para que o aprendizado se efetive como significativo.
tracking img