Desafio ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

OBJETIVO: LEVANTAR DADOS SOBRE O PERFIL
DOS ALUNOS EaD........................................................................................ 3
0 QUE SÃO OS CURSOS DE ENSINO À DISTÂNCIA ............................. 4
ANÁLISE DAS QUESTÕES APLICADAS................................................. 6
BIBLIOGRAFIA........................................................................................... 7

ANEXOS
QUESTÕES APLICADAS ( parte virtual : perguntas )
( Impresso: questionários respondidos )

DESAFIO DE APRENDIZAGEM
CIÊNCIAS SOCIAIS

QUESTIONÁRIO SOBRE MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA

OBJETIVOS

A presente pesquisa teve como objetivo a identificação do perfil e dosmotivos e expectativas que levam o aluno a optarem pelos cursos EAD( Educação à Distância ).
Aplicamos um questionário simplificado a 08 estudantes , divididos em quatro estudantes do curso de tecnologia em Recursos Humanos e 04 estudantes do curso de Administração da Faculdade Anhanguera – polo de Pelotas-RS.

O QUE SÃO OS CURSOS DE ENSINO À DISTÂNCIA

Consideramos primeiro, o que são oscursos à distância: Os primeiros registros sobre educação a distância “institucionalizada” são bastante antigos e referem-se ao ensino de línguas, a cursos de extensão, profissionalizantes e comerciais, que ocorreram em várias partes do mundo. Os recursos usados para promover a educação a distância foram variados. Mas, foi com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação que essamodalidade se consolidou enquanto possibilidade de formação.
No início do século XX o Brasil já oferecia cursos profissionalizantes a distância, sendo a maioria deles de curta duração. Esses cursos utilizavam-se de material impresso e serviam-se dos correios para a troca de informações. Eram, então, chamados de cursos por correspondência.
Apesar de terem atendido um grande número debrasileiros, esses cursos nunca foram reconhecidos pelo sistema formal de ensino.
Uma segunda geração da EaD no Brasil se caracterizou pela integração dos meios audiovisuais, como rádio, televisão, fax e outros ao material impresso e pelo incremento da oferta de programas e cursos nesta modalidade. Os principais representantes desses cursos foram os Projetos Minerva (1970), Logos (1973) e o Telecurso(1978), sendo o último divulgado pela UNESCO como exemplo a ser usado em outros países e que sobrevive até hoje.
Na década de 90, a EaD vive o que vamos chamar de sua terceira fase. Os avanços das tecnologias de informação e comunicação acabaram por relativizar os conceitos de espaço geográfico e tempo, reduzindo virtualmente as distâncias globais e otimizando o tempo gasto para acessar o vasto acervoda produção cultural da humanidade. Essa expansão da comunicação através de uma rede internacional – a Internet – propulsiona o Ensino a Distância, tanto que essa modalidade passa a ser reconhecida oficialmente.
Segundo o Decreto 5.622, de 19/12/2005, define-se a educação a distância,
como: “a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagemocorre com a utilização de meios e
tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores
desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.”
Existe uma esperança, de que a EaD se consolide como uma importante
estratégia para a democratização do saber, o acesso à educação superior e a interiorização da oferta de cursos. Isso porque essa modalidade facilita oacesso ao conhecimento a uma clientela dispersa, caracterizada por ritmos de aprendizagem diferenciados e sem a possibilidade de participar regularmente de um ensino presencial, seja por motivos financeiros , seja pela falta de tempo.

ANÁLISE DAS QUESTÕES APLICADAS

Optamos por levar os questionários aos alunos dos cursos de EaD, e aplicar-lhes as questões, e no intuito de preservar-lhes as...
tracking img