Des envolvimento do julgamento moral: uma análise de quatro crianças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Escreva os períodos em que se divide a filosofia antiga.
RESPOSTAS: Pré-socráticos e Pós-socráticos

2- Os filósofos pré-socráticos ficaram conhecidos como filósofos da natureza.Justifique.
RESPOSTAS: São chamados de filósofos da natureza, pois investigaram questões pertinentes a esta, como de que é feito o mundo. Romperam com a visão mítica e religiosa da natureza que prevaleciana época, adotando uma forma científica de pensar. Alguns se propuseram a explicar as transformações da natureza.
3. Qual é a principal preocupação dos filósofos pré-socráticos?
RESPOSTA: Os filósofospré-socráticos tinham como principal preocupação a explicação dos aspectos referentes à cosmologia.Tiveram um papel importante, na medida em que marcam toda uma fase de pensamento voltada para aexplicação racional dos fenômenos que constituíam as inquietações dos homens daquela época.

4 - Tales de Mileto foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Resuma as idéias deste filósofo.RESPOSTA: Suas ideias filosóficas são conhecidas graças aos trabalhos de doxógrafos como Diógenes Laércio, Simplício e principalmente Aristóteles.

5 - Anaxímenes de Mileto, filósofopré-socrático, afirmava que o “Princípio de todas as coisas existentes é o Ar”. Com base nos estudos desenvolvidos explique a afirmativa deste filósofo.
RESPOSTA: Anaxímenes de Mileto (-585/-525) achava que aTerra, o Sol, a Lua e os demais corpos celestes eram planos e flutuavam no ar. Além disso, todos os corpos celestes haviam se originado da Terra e se moviam em torno dela (sistema geocêntrico).
6 -Pitágoras de Samos, foi o primeiro pensador grego a usar a palavra FILOSOFIA . Para este pensador o cosmo é regido por relações matemáticas. Escrevam resumidamente as idéias deste filósofo que fundamentamesta afirmativa.

7. Relacione as duas epigrafes que iniciam este capítulo, explicando a critica feita por Parmênides a Heráclito.

8. Qual foi a principal contribuição de Parmênides ao...
tracking img