Derwrwe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mundialização económica
Fenómeno caracterizado pela livre circulação de bens, serviços e capitais, pela mundialização das empresas, pela existência de um mercado financeiro global e peloenfraquecimento da regulação dos mercados e da actividade económica pelos estamos nacionais.

Elementos caracterizadores da mundialização económica
Mundialização das trocas
É a abertura das economias aosmercados externos e o crescimento do comercio internacional, baseado na livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas. A expansão das trocas alcança assim uma dimensão mundial.
Mundializaçãodas empresas
As empresas mundializadas realizam investimentos fora do território da sede, inserindo segmentos do processo produtivo em diferentes países, de forma a aproveitar os respectivos factorescompetitivos como a mão-de-obra e as matérias-primas.
Globalização financeira
A necessidade de transferir rapidamente e com menor custo, elevados montantes de capitais conduziu à supressão dosmecanismos de controlo e dos constrangimentos legais à livre circulação de capitais e também originou o aparecimento de novos produtos de financiamento.
Enfraquecimento das regulações estatais nacionaisO Banco Central Europeu é a entidade a quem cabe regular a organização e o funcionamento do mercado monetário na Zona Euro enquanto que á Organização Mundial de Comercio foi atribuída a regulação dosmercados de bens a nível mundial.

As etapas históricas da mundialização da economia
A mundialização está ligada ao processo de evolução tecnológica dos meios de transporte, informação ecomunicação. O movimento das trocas á escala mundial é incentivado pelas inovações introduzidas pela Revolução Industrial nas actividades produtivas e nos transportes. É um processo que se foi desenvolvendo eintensificado ao longo do tempo ligado a certos períodos históricos de ruptura.

Europeização do mundo
É a expansão europeia para novos espaços. Novas áreas de outros continentes surgem como...
tracking img